Banca de DEFESA: ANNA CECÍLIA DANTAS DE MEDEIROS

DISCENTE: ANNA CECÍLIA DANTAS DE MEDEIROS
DATA: 30/05/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL

"Anisotropia Magnética (110) em Nanofilmes de Permalloy Sobre MgO(100)"

Permalloy, Filmes nanométricos, Anisotropia

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

O estudo e obtenção de sistemas nanoestruturados compostos por materiais magnéticos tem se mostrado uma área de grande interesse científico e tecnológico. Materiais magnéticos macios, em especial, tem tido grande importância no desenvolvimento de dispositivos magnéticos. Entre esse tipo de materiais cabe-nos destacar o uso de ligas de Ni e Fe, conhecidas como Permalloy. Neste trabalho apresentamos resultados de medidas de caracterização estrutural e magnética em filmes nanométricos de Permalloy (Ni81Fe19), conhecido por ser um material com alta permeabilidade magnética, baixa coercividade e pequena anisotropia magneto-cristalina, depositado em substratos de MgO(100). A técnica de Magnetron Sputtering foi utilizada na obtenção das amostras com espessuras variando entre 9 – 150nm. As técnicas de Difratometria de Raios-X em alto e baixo ângulo foram empregadas para confirmar a orientação cristalográfica e espessura dos filmes. Com o intuito de investigar as propriedades magnéticas dos filmes foram usadas as técnicas de Magnetometria de Amostra Vibrante (VSM), Ressonância Ferromagnética Eletrônica (FMR) e Magnetoimpedância. As curvas de magnetização revelaram a presença de anisotropia para os filmes de Py/MgO(100), de onde verificou-se a ocorrência de três eixos distintos – um eixo-fácil para θH=0°, um eixo-duro para θH=45° e um eixo intermediário para θH=90°. Os resultados obtidos das técnicas de FMR e Magnetoimpedância confirmam que há também três eixos distintos, isto é, há uma simetria tipo C2. Propomos então, para esses resultados, a interpretação de que a anisotropia magnética do Py/MgO(100) seja do tipo C2 simples, isto é, uma anisotropia magnética cúbica tipo (110).

Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Interno - 1474380 - MARCIO ASSOLIN CORREA
Notícia cadastrada em: 12/05/2014 12:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao