Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNAMARIA DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNAMARIA DA SILVA ARAUJO
DATA: 03/12/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reunião do DESSO/CCSA
TÍTULO:

A “rede” sócio assistencial de atendimento a mulher em situação de violência: condição substantiva para que as mulheres possam processar o agressor criminalmente.


PALAVRAS-CHAVES:

Violência contra a mulher. Lei Maria da Penha. Assistência Social.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

As relações sociais de gênero são marcadas pela dominação/exploração do Capitalismo/Patriarcado, que se manifesta na identidade dos sujeitos sociais no que tange a raça/etnia, gênero, sexualidade, geração e classe social. A manutenção desse sistema de opressão se expressa, dentre outras formas, através da violência, que pode ser praticada desde as violações mais sutis as mais bárbaras, como por exemplo, o femicídio. Por meio das lutas do movimento feminista, no Brasil ocorreu conquistas significativas no que diz respeito ao direitos das mulheres por uma vida sem violência, como por exemplo as Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres, a Lei Maria da Penha (11.340/06) e a Política Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher. Diante disso, visualizamos a importância e a relevância da “rede” sócio assistencial de atendimento a mulher em situação de violência como condição substantiva para processar o agressor criminalmente. Esta pesquisa tem como objetivos: pretende-se também analisar: os serviços sócio assistenciais existentes e o funcionamento da “rede” sócio assistencial de atendimento a mulher em situação de violência na cidade de Natal/RN, bem como o trajeto percorrido pela mulher para finalizar o processo judicial contra o agressor, a implementação da Lei 11.340/96 (Lei Maria da Penha) na cidade de Natal e realizar levantamento das sentenças judiciais do Juizado de Violência Doméstica e Familiar do RN do ano de 2011, Inquéritos Policiais e Boletins de Ocorrência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1674668 - MARIA REGINA DE AVILA MOREIRA
Interno - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA
Interno - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 30/11/2012 14:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao