Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA JERONIMO MARQUES

DISCENTE: MARIA DE FATIMA JERONIMO MARQUES
DATA: 16/11/2011
LOCAL: Sala multimeios do NEPSA/CCSA

MÍDIA E GÊNERO: análise crítica da violência contra a mulher no telejornalismo.

Telejornalismo. Patriarcado. Violência contra a mulher

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

Este trabalho constitui-se um estudo teórico e empírico sobre o tratamento dado pela mídia, em particular, pelo telejornalismo, a violência contra a mulher. Objetiva analisar e refletir sobre o papel da mídia, em particular a televisão, no processo de reprodução do sistema patriarcal de gênero no âmbito da sociedade brasileira, a partir de conteúdos e narrativas jornalísticas sobre os crimes cometidos contra Andréia Rodrigues e Eliza Samúdio. A complexidade atual em que se gesta a formação societária promove uma pluralidade de fatores de manutenção e perpetuação das relações patriarcais que, somados as desigualdades inerentes ao processo de acumulação capitalista, tem se constituído determinante para a persistência dos elevados índices de violência contra a mulher. Ora, o patriarcado engendra-se no tecido social tanto pelos meios de produção como de reprodução da vida social. Nesse sentido, o sistema ideológico patriarcal encontra nos veículos de comunicação tradicionais, espaços propícios à sua perpetuação e manutenção. Como estes, têm historicamente cumprido a função de reprodutores da ideologia das classes dominantes, com a mesma orientação são reiteradas em seus produtos, implícita e explicitamente, relações de dominação que afirmam o poder dos homens sobre o corpo e a vida das mulheres.  Para apreender tal realidade, tivemos como direcionamento a teoria social crítica, ancorada no materialismo histórico-dialético, que possibilitou numa dimensão de totalidade, nos aproximar sucessivamente do real, e apreender o fenômeno investigado. A pesquisa teve abordagem qualitativa, possibilitando o aprofundamento da análise do objeto estudado. Recorremos à literatura especializada da área, a partir de autores clássicos e contemporâneo. Realizou-se a análise de conteúdo das matérias catalogadas, e entrevistas com sujeitos envolvidos nas temáticas de gênero, e/ou comunicação, estas foram subsídios importantes para a leitura da realidade e aprofundamento nas análises. O exame crítico das matérias indicou que o telejornalismo é perpassado pelas contradições inerentes a vida social. Afirma e reafirma a ideologia das classes dominantes, seus valores e concepções de mundo, mas também, expressa os conflitos e demandas sociais. Contudo, o estudo revelou que prevalece na televisão a reprodução de estereótipos e desigualdades de gênero, que marcam de sobremaneira a vida das mulheres. Pudemos verificar que a violência contra a mulher obtém uma abordagem espetaculosa e sensacionalista sem aprofundamentos sobre as relações sociais que a determina e fundamenta.

Presidente - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Externo à Instituição - MARLENE TEIXEIRA RODRIGUES - UnB