Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MARIA DO NASCIMENTO - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JULIANA MARIA DO NASCIMENTO

DATA: 05/10/2010

HORA: 18:30

LOCAL: Sala multimeios do NEPSA/CCSA

TÍTULO:

A CONFORMAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A INJUSTIÇA FISCAL E SOCIAL: desfinanciamento das políticas sociais.


PALAVRAS-CHAVES:

sistema tributário brasileiro; neoliberalismo; política social


PÁGINAS: 55

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Serviço Social

RESUMO:

O presente trabalho consiste numa reflexão acerca do sistema tributário brasileiro e suas implicações para o conjunto da sociedade. Tem por objetivo apreender e analisar o arcabouço do modelo tributário, a partir da priorização de determinada política tributária e evidenciando a origem e o destino dos recursos, bem como a natureza do gasto público, em particular, dos gastos sociais praticados pelo governo, em tempos de ajuste neoliberal. Para tanto, pretende-se apreender e desvelar os determinantes da sociabilidade capitalista, interpretar o sentido e as orientações políticas do Governo Federal na definição da carga tributária, identificar a natureza do “gasto social” do Governo Federal, bem como a destinação de recursos para o pagamento de juros e encargos da dívida pública, analisar a destinação de receitas públicas para o financiamento da Seguridade social, bem como o sentido e a natureza destes gastos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149382 - IRIS MARIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JORDEANA DAVI PEREIRA - UEPB
Externo ao Programa - 1674668 - MARIA REGINA DE AVILA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 27/09/2010 14:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao