Banca de DEFESA: SUZERICA HELENA DE MOURA MAFRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZERICA HELENA DE MOURA MAFRA
DATA : 20/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/udh-ygga-zth
TÍTULO:

O ENSINO EM SERVIÇO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino em serviço; Residência Multiprofissional em Saúde; Serviço Social; Formação Profissional.


PÁGINAS: 189
RESUMO:

A presente pesquisa objetiva apreender os fundamentos da concepção Ensino em Serviço e sua relação com a formação dos(as) assistentes sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN. Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde são regulamentados desde 2005 no Brasil como cursos de Pós-graduação lato sensu que objetivam formar trabalhadores para o Sistema Único de Saúde a partir de atividades teóricas e práticas, orientados pela concepção de Ensino em Serviço, mediante inserção dos(as) profissionais nos serviços de saúde. Contudo, a organização desses Programas, no que diz respeito primordialmente à carga-horária e aos eixos teóricos, suscita algumas inquietações, a exemplo da divisão desproporcional entre o tempo de trabalho e de estudo nos Programas de Residência em Saúde, que destina 80% da carga-horária para as atividades práticas e 20% para atividades teóricas. Esse formato de organização tem implicado diretamente extensas jornadas de trabalho para os(as) residentes, cujo exercício profissional nesses espaços é desprotegido no que se refere aos direitos trabalhistas – por não configurar vínculo empregatício –, havendo a necessidade ainda de conciliar tais atividades com as exigências e os curtos prazos dos eixos teóricos. Ademais, observamos que a dimensão do controle social na saúde é quase inexistente enquanto campo de formação e participação dos(as) residentes. A partir das análises, podemos inferir que, apesar de se configurar como importante espaço de formação e prática no campo da saúde, há uma precarização do trabalho e da formação em curso, no âmbito dos programas de Residência em Saúde, a qual é legitimada pela concepção Ensino em Serviço, cuja orientação se configura como tendência dos programas de pós-graduação stricto e lato sensu atualmente. Desse modo, a expressão do Ensino em Serviço remete a uma formação pelo trabalho que atualmente é subvertida em função das demandas neoliberais e assume tendências tecnicistas, pragmáticas e aligeiradas, expressando-se, portanto, como uma das inflexões do projeto neoliberal no ensino superior público. Assim, partimos do pressuposto de que a concepção de Ensino em Serviço que fundamenta os programas de Residência Multiprofissional em Saúde se apresenta como uma das formas de separação entre o trabalho manual e intelectual, sobretudo a partir do processo de intensificação do trabalho. Esse processo incide de forma diferenciada na formação dos(as) Assistentes Sociais nesses Programas, os(as) quais são orientados(as) em sua formação e trabalho pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social. Com base no método materialista histórico-dialético, foram utilizados, enquanto recursos metodológicos, a revisão bibliográfica, a análise documental e a entrevista, realizada com um(a) representante do Coletivo Potiguar de Residências em Saúde e com assistentes sociais que contribuíram com os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) entre os anos de 2012 e 2019, nas funções de tutoria, preceptoria e residente, a fim de apreender as concepções destes(as) acerca do Ensino em Serviço e das contribuições da Residência para a formação profissional. Assim, esperamos contribuir com o debate acerca das Residências em Saúde, dadas as lacunas teóricas originadas da pouca discussão sobre a concepção de Ensino em Serviço que permeia os programas de Residência Multiprofissional e a inserção dos(as) assistentes sociais neste contexto, ao mesmo tempo que pretendemos adensar o debate desta temática na academia e nos espaços de organização da categoria.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Interna - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Externa ao Programa - 2859570 - LARISSE DE OLIVEIRA RODRIGUES
Externa à Instituição - Tatiana Reidel - UFRGS
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 19:06
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