Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA FERREIRA AGAPITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA FERREIRA AGAPITO
DATA : 30/07/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL SOBRE O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Crise do capital. Contrarreforma do Estado. Mercantilização da educação superior. Produção de conhecimento do Serviço Social.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A mercantilização da política de educação brasileira, iniciado no contexto dos anos 1964, foi norteada pela lógica de abertura para a iniciativa privada na oferta de serviços educacionais, baseando-se num discurso da qualidade, facilidade e praticidade. Na transição dos anos 1960 a 1970, se consolida o processo de crise do capital e definições de estratégias para recuperação de suas taxas de lucro. Esta crise, de acordo com Mészáros (2011), afetará os países centrais e periféricos em decorrência da “ativação dos limites absolutos do capital”. Os anos 1990, foi marcado pela consolidação do neoliberalismo e implementação da contrarreforma do estado brasileiro, trazendo implicações para as políticas sociais, dentre estas a política de educação. A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996 contribuiu para a expansão da iniciativa privada na oferta de cursos superiores, bem como, intensificou o processo de reforma do ensino superior brasileiro, em consonância com os ajustes neoliberais e as orientações/acordos firmados com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. A pesquisa proposta tem como objetivo geral analisar a produção de conhecimento do Serviço Social sobre a mercantilização do ensino superior no Brasil. E os objetivos específicos: problematizar sobre a contribuição do Serviço Social, para o adensamento da luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade; Identificar as perspectivas teóricas que norteiam a produção de conhecimento do Serviço Social sobre a mercantilização do ensino superior no Brasil; Analisar as implicações do conhecimento produzido pelo Serviço Social sobre a mercantilização do ensino superior no Brasil para o projeto ético-político da profissão. A metodologia adotada se apoia na perspectiva critico-dialética, que tem como princípio básico a análise da totalidade social e a historicidade. De acordo com Marx (2010), a história é formada por continuidades e descontinuidades, onde as sociedades desenvolvidas são ponto de partida para entender as sociedades menos desenvolvidas, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e ideológicas que as interligam. Utilizaremos os recursos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a técnica do Estado da Arte. A pesquisa proposta é importante porque trará contribuições ao debate sobre as bases teóricas que estão sendo utilizadas e as implicações destas para a formação, o exercício e a organização política da categoria profissional, bem como, para a luta coletiva dos trabalhadores em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. A realização de pesquisas sobre o conhecimento produzido pelo Serviço Social, relacionado a mercantilização da educação superior é indispensável, considerando o cenário contemporâneo da política de educação brasileira, no qual constatamos: o aprofundamento da ampliação da oferta de ensino superior nas IES privadas (presenciais ou EAD), a fusão de grandes empresas educacionais mantidas por investimentos de multinacionais. Além dos rebatimentos que as IES públicas vêm sofrendo com o sucateamento/desregulamentação do tripé ensino, pesquisa e extensão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Interna - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Externa ao Programa - 1694568 - DANIELA NEVES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 16/07/2021 18:28
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