Banca de QUALIFICAÇÃO: ANALICE BARRETO DE MOURA COSTA FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANALICE BARRETO DE MOURA COSTA FREITAS
DATA : 28/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma digital
TÍTULO:

SERVIÇO SOCIAL E FORÇAS ARMADAS: desafios e possibilidades da prática profissional no âmbito da Força Aérea Brasileira no capitalismo contemporâneo.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Serviço Social, Força Aérea Brasileira, Exercício Profissional.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa possui enquanto objeto de investigação o trabalho do Assistente Social e sua inserção enquanto militar, no âmbito da Força Aérea Brasileira. O escopo desta pesquisa consiste em captar as mediações centrais dos tensionamentos entre as perspectivas institucionais e profissionais, e analisar os limites e possibilidades do exercício profissional situados nesse espaço de atuação. Ao analisar as normativas para a atuação do Serviço Social no âmbito do Comando da Aeronáutica, diante do contexto de correlação de forças entre o Estado e classe trabalhadora, pretende-se identificar o papel das Forças Armadas na relação Estado e Sociedade, bem como a função da profissão na instituição. Assim, intenta-se decifrar um cenário sócio-ocupacional repleto de conflitos e contradições através da reflexão do arcabouço legal da instituição, do Serviço Social, do levantamento de produção científica sobre a temática e de referências bibliográficas pertinentes à discussão. Destarte, ao compreender o avanço do conservadorismo diante das crises estruturais do sistema capitalista e suas consequências no trato das expressões da questão social brasileira, há a necessidade de aprofundar as reflexões sobre a prática profissional nos mais distintos espaços de atuação, para refletir sobre os desafios postos ao projeto profissional na contemporaneidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Interna - 2185695 - ANTOINETTE DE BRITO MADUREIRA
Externa à Instituição - ERLENIA SOBRAL DO VALE - UECE
Interna - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/12/2020 20:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao