Banca de DEFESA: ANA KARINE FERREIRA DA SILVA FECHINE

DISCENTE: ANA KARINE FERREIRA DA SILVA FECHINE
DATA: 10/08/2015
LOCAL: NEPSA/CCSA

O SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA: Reflexões sobre a influência dos parâmetros para atuação de assistentes sociais na politica de saúde.

Palavras-chave: Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Assistente Social. Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

O presente trabalho é fruto de um processo investigativo no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), integrante da rede hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cujo objetivo geral é analisar em que medida os “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política na Saúde” tem sido incorporado no cotidiano dos profissionais dessa instituição. Esse documento foi publicado no ano de 2010 pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) com o propósito subsidiar e respaldar a atuação profissional cotidiana dos assistentes sociais face às demandas apresentadas tanto pelos usuários dos serviços quanto pelos empregadores. Além disso, vem buscando promover uma reflexão crítica sobre as ações realizadas com o intuito de fortalecer o projeto desta profissão. Como percurso metodológico unimos pesquisa bibliográfica e documental com pesquisa de campo através de: 1) Aplicação de um questionário com 100% das assistentes sociais lotadas no HUAB, incluindo uma residente, cujo resultado precedeu a realização do grupo focal. 2) Realização de um de grupo focal com as assistentes sociais do referido hospital, através do qual foi possível obter dados de caráter qualitativo viabilizado por um frutífero debate. As informações obtidas foram categorizadas e analisadas à luz dos “Parâmetros”, e revelaram que 100% das assistentes sociais conhecem o documento e enfatizaram suas sucessivas tentativas de utilizar os Parâmetros no seu cotidiano de trabalho embora tenham consciência dos limites institucionais.

Externo à Instituição - KATHLEEN ELANE LEAL VASCONCELOS - UEPB
Presidente - 347977 - MARCIA MARIA DE SA ROCHA