Banca de QUALIFICAÇÃO: MAXWELL BARBOSA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
DATA: 07/08/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula da Pós Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Avaliação da estimulação da medula espinhal como modelo de tratamento da doença de parkinson no primata Callithrix jacchus.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Parkinson; Callithrix jacchus ; Estimulação da Medula Espinhal.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

A doença de Parkinson (DP) é uma das chamadas desordens do movimento  e é causada pela degeneração dos neurônios dopaminérgicos  das vias nigro-striatais. A maior parte dos casos de parkinsonismo é idiopática e acomete com mais frequência pessoas de idade avançada. Seus sinais clínicos característicos são o tremor de repouso, rigidez muscular, bradicinesia e distúrbios do equilíbrio. Estas alterações são acompanhadas pela presença de inclusões citoplasmáticas (corpos de Lewy), com o avanço da idade. Atualmente, os principais tratamentos disponíveis para a DP são a farmacoterapia com levodopa e a estimulação cerebral profunda. Essas terapias, entretanto, ou causam múltiplos efeitos colaterais e sua eficácia diminui com o tempo (levodopa) ou apresentam restrições quanto à elegibilidade dos pacientes devido ao seu alto grau de invasividade (estimulação cerebral profunda). Este projeto de tese de doutorado tem como objetivo a o estudo da estimulação elétrica das colunas dorsais na medula espinhal (ECD) como terapia para DP. A grande vantagem da ECD é o seu grau de invasividade mínimo, quando comparado com outras técnicas baseadas na estimulação elétrica do sistema nervoso. Esta metodologia foi proposta para o tratamento sintomático da DP baseado em estudos em roedores e em relatos de casos clínicos. A ideia deste estudo pré-clínico é testar a eficácia da ECD utilizando avaliações comportamentais em um modelo de parkinsonismo em primatas (Callithrix jacchus, o sagui comum). Adicionalmente, o registro eletrofisiológico simultâneo de diversas estruturas cerebrais envolvidas com o controle motor, uma realização feita por primeira vez em estes primatas,  permitiu estudar os mecanismos neuronais subjacentes ao efeito terapêutico da estimulação da medula espinal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1299738 - ANTONIO PEREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - HOUGELLE SIMPLÍCIO GOMES PEREIRA - UERN
Externo à Instituição - MARCO AURÉLIO DE MOURA FREIRE - UnP
Notícia cadastrada em: 18/07/2013 09:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao