Banca de DEFESA: FELIPE NALON CASTRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE NALON CASTRO
DATA: 29/05/2013
LOCAL: Sala de aula da Pós Graduação em Psicobiologia

Percepção do mercado romântico e influência do contexto nas preferências românticas entre universitários

Relacionamentos românticos, mercado de acasalamentos, influência do contexto, Psicologia Evolucionista.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

Homens e mulheres expressam preferências diferentes para parceiros românticos ideais. Em adição ao sexo dos indivíduos, essas preferências parecem variar com o nível de envolvimento e investimento esperado para o relacionamento, bem como com relação as percepções que as pessoas têm sobre elas mesmas. O atual trabalho foi desenvolvido para expandir os achados relacionados a este tema, investigando a percepção de mercado para relacionamentos românticos e o efeito do contexto na autopercepção e preferências por parceiros românticos. Para esse propósito, 753 estudantes universitários foram arrolados e participaram de pelo menos um dos quatro estudos que constituíram esta pesquisa, realizando a avaliação de descrições específicas de sujeitos-estímulo. Os estudos um e dois abordaram amostras brasileiras e americanas para respectivamente descrever as expectativas femininas e masculinas quanto ao mercado de relacionamentos românticos humano. Foi observado que indivíduos de ambos os sexos esperam que os casais possuam traços semelhantes, que cada traço não é avaliado de forma independente - um traço afeta o valor dos outros e, além das predisposições biológicas, fatores como as limitações do ambiente local e valores culturais também parecem afetar as expectativas românticas. Os contrastes entre as amostras mostrou que os americanos valorizaram a atratividade física e o status social ao descrever sujeitos do mesmo sexo e seus esperados parceiros, enquanto os brasileiros valorizaram habilidades sociais. Outra expectativa também foi identificada para ambos os sexos: espera-se que mulheres fisicamente atraentes e homens com alto status estejam pareados. O estudo três abordou as expectativas masculinas e femininas sobre quais características são as mais relevantes para garantir parceiros desejáveis para indivíduos do mesmo sexo. Os resultados mostraram que homens e mulheres podem ser agrupados juntos por possuir expectativas similares. Entretanto, o grupo majoritariamente composto por homens considerou as características de status como os atributos mais importantes, enquanto os grupos constituídos majoritariamente por mulheres indicaram que as habilidades sociais ou as características físicas como mais importantes para a atração de um parceiro desejável. Por fim, o estudo quatro investigou o efeito da comparação social na autopercepção e nas preferências românticas, revelando que os indivíduos estavam cientes dos atributos valorizados pelo sexo oposto e que a autopercepção foi afetada pelos atributos das outras pessoas. Nenhum efeito da comparação social nas preferências românticas foi observado. Em suma, este trabalho evidenciou que os relacionamentos românticos podem ser interpretados como um mercado biológico e que o valor o dos atributos no mercado dos relacionamentos românticos está associado com a relevância reprodutiva das características.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE - UFES
Interno - 1149552 - ARRILTON ARAUJO DE SOUZA
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externo à Instituição - FRANCISCO DYONÍSIO CARDOSO MENDES - UnB