Banca de DEFESA: ALANE DE MEDEIROS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANE DE MEDEIROS SILVA
DATA: 27/03/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Padrão de distribuição e caracterização morfológica de fibras serotonérgicas nos núcleos da linha média/ intralaminares do tálamo do mocó (Kerodon rupestris).

 


PALAVRAS-CHAVES:

Serotonina, Tálamo, Complexo de núcleos da linha média/intralaminares, Densidade óptica relativa, Mocó.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

O complexo nuclear da linha média/intralaminar forma um notável grupo de núcleos da parte medial e dorsal do tálamo. Os núcleos da linha média, em ratos, são compreendidos pelos núcleos paratenial (PT), paraventricular (PV), intermediodorsal (IMD), reuniens (Re) e rombóide (Rh). Já os intralaminares compreendem os núcleos central medial (CM), paracentral (PC), central lateral (CL) e parafascicular (PF). Tais núcleos apresentam densa inervação serotonérgica oriunda do tronco encefálico, a partir, principalmente, do denominado sistema de ativação ascendente. Esses núcleos, por sua vez, emitem projeções para diversas áreas corticais e subcorticais, mais especificamente para áreas límbicas, o que propõe o importante papel desse neurotransmissor na circuitaria límbica. O objetivo desse trabalho foi caracterizar o padrão de distribuição e morfologia das fibras de serotonina nos núcleos da linha média e intralaminares do tálamo do mocó (Kerodon rupestris), um roedor típico da região Nordeste. Para isso, foram utilizados 4 mocós adultos jovens. Após etapas de perfusão e microtomia, foi realizada imunoistoquímica para serotonina (5-HT), técnica de Nissl e posterior coleta e análise de imagens a fim de caracterizar a citoarquitetura desses núcleos, bem como as fibras serotonérgicas neles visualizadas. Foi realizada ainda uma análise de Densidade Óptica Relativa (DOR) para semiquantificar a concentração de fibras de serotonina nas áreas de interesse. Sendo assim, observamos uma distribuição citoarquitetônica desses núcleos semelhante ao observado em ratos. Em se tratando da distribuição de fibras, aquelas imunorreativas a 5-HT apresentaram-se em maior concentração, conforme a DOR, nos núcleos da linha média em relação aos intralaminares, sendo o Re o núcleo que apresenta maior valor de pixels, seguido do PV, Rh, IMD e PT. Nos intralaminares o CL apresentou maior valor de pixels, seguido dos núcleos CM, PC e PF. As fibras serotonérgicas foram classificadas conforme número de varicosidades, bem como diâmetro axonal. Assim, encontramos três tipos de fibras distribuídas através desse complexo nuclear: fibras rugosas, granulares e semi-granulares. No PV predominaram fibras rugosas; PT predominaram fibras granulares; IMD, CL e PF foram representados por fibras semi-granulares e Re, Rh, PC e CM apresentaram fibras granulares e semi-granulares.  A caracterização morfológica das fibras serotonérgicas encontradas e as diferenças de densidades entre os núcleos permite sugerir diferentes padrões de organização sináptica deste neurotransmissor além de confirmar seu grande repertório funcional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - FAUSTO PIERDONA GUZEN - UERN
Externo ao Programa - 3550124 - JUDNEY CLEY CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 01/03/2013 16:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao