Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS
DATA: 17/12/2012
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Reuniões da Direção do Centro de Biociências
TÍTULO:

ESTUDO DO POLIMORFISMO GENÉTICO DOS RECEPTORES DE OCITOCINA (OXTR) E A SUA RELAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DA FIBROMIALGIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ocitocina, polimorfismo genético, fibromialgia, dor, transtorno depressivo, ansiedade.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

 Fibromialgia (FM) é uma síndrome de origem desconhecida caracterizada por dor crônica generalizada, aumento da sensibilidade à palpação, perturbações do sono, rigidez, fadiga, ansiedade e depressão. Estão relatadas na literatura associações importantes de polimorfismos de genes nos sistemas serotoninérgicos, dopaminérgicos e catecolaminérgicos com a FM. Dentre outros sistemas, há também o registro da correlação entre o sistema ocitocinérgico com os sintomas de dor, depressão, ansiedade, afetividade e interação social. Nesse estudo objetivamos avaliar a presença de polimorfismos do receptor de ocitocina (OXTR) em mulheres com diagnóstico de fibromialgia, residentes na cidade de Natal-RN e associar essas alterações com os sintomas encontrados na FM. Foram avaliadas mulheres com FM e mulheres saudáveis como grupo controle quanto ao: limiar e tolerância à dor à pressão, estado depressivo, funcionalidade, ansiedade, escala de apoio social e afetividade positiva e negativa. Para o estudo do polimorfismo foi coletado amostra de DNA genômico a partir do sangue total periférico onde os polimorfismos rs53576 e rs2254298 do gene OXTR serão analisados por reação de polimerase em cadeia (PCR) seguida da técnica do polimorfismo de tamanho de fragmentos de restrição (RFLP). A análise da avaliação física e comportamental evidencia importante diferença em todos os sintomas quando comparado o grupo FM e o controle. A possível influência de alterações genéticas envolvendo os receptores de ocitocina em mulheres com FM e a presença de correlações com os sintomas descritos para essa síndrome proporcionará novas fontes de informação e um maior direcionamento investigativo. Além disso, traz a possibilidade de se descrever uma alteração polimórfica de um neurotransmissor presente no sistema nervoso central, envolvido no processamento dos componentes perceptivo-discriminativo e emocional desta síndrome. Esse achado poderá ter influência direta na interpretação dos sintomas psicossomáticos encontrados na FM.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Presidente - 346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Externo ao Programa - 2566849 - WOUBER HERICKSON DE BRITO VIEIRA
Notícia cadastrada em: 03/12/2012 10:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao