Banca de DEFESA: NELSON ALESSANDRETTI DE MELLO LEMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NELSON ALESSANDRETTI DE MELLO LEMOS
DATA: 12/12/2012
LOCAL: Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências

ATIVIDADE NEURAL E ATIVAÇÃO DE ASSEMBLÉIAS DURANTE O PROCESSAMENTO MNEMÔNICO DE UMA MEMÓRIA AVERSIVA.

Memória, Assembléias Neurais, Hipocampo, Esquiva Discriminativa, Sono.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

Hebb postulou que a memória poderia ser armazenada graças atividade síncrona de vários neurônios, formando um assembleia neural. Sabendo da importância da estrutura hipocampal para a formação de novas memórias explícitas, utilizamos o registro eletrofisiológico de múltiplos neurônios para investigar a relevância da codificação de taxa (rate coding) dos disparos neurais, comparada com a codificação temporal (temporal coding) da atividade de assembleias, na consolidação de uma memória aversiva de ratos treinados na esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado modificado durante períodos de sono de ondas lentas (SOL). Nossos resultados indicam um aumento da atividade das assembleias neurais identificadas durante o SOL após o treino na tarefa, sendo que o mesmo não acontece com a taxa de disparo. Em resumo, demonstramos que para essa tarefa em particular, a informação relevante à consolidação adequada da memória está codificada nos padrões temporais de sincronização da atividade neural e não em sua taxa de disparo.

Interno - 2527496 - ALESSANDRA MUSSI RIBEIRO
Interno - 1299738 - ANTONIO PEREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - FLAVIO FREITAS BARBOSA - UFPB
Presidente - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO