Banca de DEFESA: LUANE MARIA STAMATTO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANE MARIA STAMATTO FERREIRA
DATA: 30/07/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós
TÍTULO:

ALTERAÇÕES NA EVOCAÇÃO DE UMA MEMÓRIA AVERSIVA AO LONGO DO CICLO ESTRAL DE RATAS: INFLUÊNCIAS DA TRANSMISSÃO GABAÉRGICA NA AMÍGDALA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Amígdala, GABA, fêmeas, memória aversiva, ciclo estral.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO:

A transmissão GABAérgica está envolvida em diversos aspectos do aprendizado e da memória, assim com em transtornos de humor e ansiedade. Um dos grandes focos nessa área tem sido a amígdala, uma estrutura essencial para a modulação de memórias emocionais. Entretanto, os estudos na área são majoritariamente feitos em machos. Nesse trabalho investigamos em ratas as consequências de uma transmissão GABAérgica aumentada ou reduzida na amígdala basolateral (BLA) para uma memória aversiva.  Ratas Wistar foram treinadas na esquiva discriminativa no labirinto em cruz elevado, aprendendo a evitar um dos braços fechados, onde recebiam um estímulo aversivo consistindo de uma luz forte e um som alto (dia 1). Quinze minutos antes do teste (dia 2) os animais receberam 0,2µL de solução salina, do agonista GABAérgico muscimol (0,05 mg/ml), ou do antagonista GABAérgico bicuculina (0,025 mg/ml) bilateralmente intra-BLA. Fêmeas testadas em proestro e estro evocaram adequadamente e não extinguiram a tarefa, enquanto fêmeas testadas em metaestro e diestro tiveram um déficit na evocação. No primeiro grupo, a infusão de muscimol prejudicou a evocação e a infusão de bicuculina não teve efeito, indicando níveis naturalmente baixos de transmissão GABAérgica na BLA de fêmeas em proestro e estro. Já no segundo grupo, a infusão de muscimol não teve efeito e a infusão de bicuculina reverteu o déficit na evocação, indicando níveis naturalmente altos de transmissão GABAérgica na BLA de fêmeas em metaestro e diestro. Fêmeas em proestro e estro apresentaram maiores níveis de ansiedade quando comparadas às fêmeas em metaestro e diestro, podendo explicar o melhor desempenho desse grupo. Entretanto, o sistema GABAérgico da BLA provavelmente não interfere com o medo inato, uma vez que os fármacos não tiveram efeito na ansiedade. Dessa forma, as alterações na evocação causadas por eles parecem estar relacionadas especificamente a processos mnemônicos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FLAVIA TEIXEIRA SILVA - UFS
Presidente - 1439078 - REGINA HELENA DA SILVA
Interno - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 12/07/2012 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao