Banca de DEFESA: NATÁLIA BEZERRA DUTRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA BEZERRA DUTRA
DATA: 28/05/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves
TÍTULO:

A influência do feedback verbal na cooperação em crianças.


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia evolucionista, moralidade, cooperação em crianças, feedback verbal.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Esta dissertação foi estruturada em formato de artigos e está dividida em dois artigos, um teórico e
um empírico. O artigo teórico resume a abordagem evolucionista da cooperação humana, e explora
as relações entre essa abordagem e o desenvolvimento da moralidade humana. As principais teorias
para a evolução da cooperação são apresentadas: seleção de parentesco, reciprocidade direta,
reciprocidade indireta, reciprocidade forte, seleção multinível e seleção cultural de grupo. São
apresentadas evidências de mecanismos desenvolvidos em humanos e outros primatas que
promovem a cooperação em indivíduos dessas espécies. A aversão à desigualdade e as preferências
em relação aos outros parecem ser particularmente humanos, embora haja evidências em outras
espécies. A partir de dados recentes sobre o desenvolvimento da moralidade humana, o artigo
conclui que a moralidade é produto de tendências pró-sociais precoces, de habilidades cooperativas
exibidas em diferentes idades e de aprendizagem social e transmissão cultural de normas. O artigo
empírico descreve o estudo realizado durante o mestrado. O estudo investigou a influência do
feedback verbal sobre o comportamento de crianças em um jogo de bens públicos. 407 crianças de
escolas públicas de Natal/RN, divididas em 21 grupos, entre seis e onze anos, participaram de oito
partidas desse jogo. Ao fim de cada partida, sete grupos receberam elogios pelas doações maiores,
sete grupos foram criticados pelas doações menores, e os outros sete não receberam nenhum
comentário. Crianças cooperaram mais em situações de crítica, sem diferenças significativas entre
sexo, embora crianças mais jovens tenham cooperado mais em feedback negativo do que as
crianças mais velhas. Os resultados provavelmente estão relacionados à expectativa e à esquiva de
punição associada ao feedback (embora esta não ocorresse), e à maior sensibilidade à autoridade em
crianças mais jovens. Apesar disso, a cooperação diminuiu em todos os grupos até o último dia de
jogo. Os resultados apontam para uma sensibilidade precoce à punição moral, cuja papel na
manutenção das relações sociais deve ter sido importante na evolução da cooperação na espécie
humana.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES CAVALCANTI
Presidente - 347579 - MARIA EMILIA YAMAMOTO
Externo à Instituição - RONALDO PILATI RODRIGUES - UnB
Notícia cadastrada em: 11/05/2012 10:23
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