Banca de DEFESA: RAPHAEL BENDER CHAGAS LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RAPHAEL BENDER CHAGAS LEITE

DATA: 11/04/2011

HORA: 14:00

LOCAL: SALA DA POS-GRADUAÇÃO

TÍTULO:

O EFEITO DA COESÃO SEMÂNTICA SOBRE O RECONHECIMENTO DE PALAVRAS TABUS.


PALAVRAS-CHAVES:

Influência da emoção e da relação semântica em testes de reconhecimento de palavras


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Psicologia

SUBÁREA: Psicologia Fisiológica

ESPECIALIDADE: Psicobiologia

RESUMO:

Eventos emocionais são mais lembrados do que eventos neutros. Quando comparadas com palavras neutras não relacionadas, as palavras emocionais frequentemente apresentam maior grau de coesão, isto porque a emoção pode agir como um princípio de organização da memória, mesmo que não sejam semanticamente relacionadas. Os resultados recentes sugerem que a emoção e a coesão semântica podem contribuir de maneira aditiva nos processos da memória.

            Estudos sobre falsas memórias mostraram que a coesão semântica pode atuar também piorando a recordação de informações.  Porém as metodologias utilizadas nos estudos clássicos sobre a falsa memória  baseiam-se em testes de reconhecimento com apenas um distrator crítico (item relacionado), com isso os sujeitos podem ser levados a aceitar o item como pertencente à lista não somente pela falsa memória, mas também por utilizarem um esquema para resolver a tarefa (todas as palavras relacionadas são aceitas como da lista). O presente estudo busca diminuir este efeito, aumentando o número de distratores críticos e informando o sujeito que há itens relacionados também nos distratores e eles devem ser evitados.

            O teste continha uma lista mista contendo palavras tabus e neutras, sendo estas últimas com ou sem relação semântica. Os 20 participantes, com idade entre 18 e 25 anos, escutavam a lista contendo 21 palavras (7 tabus, 7 nomes de frutas e 7 neutras sem relação). Em seguida escutavam novamente essas palavras misturadas a outras 21 palavras distratoras, pertencentes às mesmas categorias da lista, e deveriam responder “Velha” para as palavras da lista e “Nova” para as distratoras. O teste foi realizado num computador usando o software SuperLab 4.0.

            Como medida de desempenho usamos o Pr, uma medida de confiança para a memória de reconhecimento e, como já se esperava, as palavras tabus foram mais lembradas do que as demais palavras [F(2,36)=13,281; p<0,001], post hoc Bonferroni p<0,001, não havendo efeito entre palavras com e sem relação semântica. Porém para testar a interferência, utilizamos a porcentagem de alarmes falsos. As palavras neutras com relação semântica apresentaram maior número de alarmes falsos do que as outras duas categorias [F(2,36)=8,912; p=0,001, post hoc Bonferroni Semântica>Tabu p=0,003. Não havendo diferença entre as outras duas categorias.

            Os resultados sugerem que há duas variáveis independentes atuando nos resultados: uma é o alerta emocional que fez com que as palavras tabus fossem melhor lembradas e a outra variável é a coesão semântica, podendo ser percebida apenas nos nomes de frutas. É possível que a segunda também esteja atuando nas palavras tabus, porém o alerta emocional capta a atenção do sujeito de tal maneira que o sujeito identifica com maior precisão se a palavra pertencia  à lista, inibindo a dificuldade causada pela coesão semântica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FLAVIA HELOISA DOS SANTOS - NENHUMA
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Presidente - 1439078 - REGINA HELENA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/04/2011 09:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao