Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE BARTIRA SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RAYANE BARTIRA SILVA DO NASCIMENTO

DATA: 30/09/2010

LOCAL: Anfiteatro das Aves

TÍTULO:

O NÚCLEO GENICULADO LATERAL DORSAL DO SAGÜI (Callithrix jacchus): PROJEÇÃO RETINIANA E CARACTERIZAÇÃO NEUROQUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Núcleo geniculado Lateral, Callithrix jacchus, Projeção Retiniana, Imunoistoquímica, Primata


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Psicologia

SUBÁREA: Psicologia Fisiológica

ESPECIALIDADE: Psicobiologia

RESUMO:

OBJETIVOS:

As projeções retinianas em mamíferos incidem principalmente sobre o sistema visual primário. O principal componente deste sistema é o núcleo geniculado lateral dorsal do tálamo (GLD), sendo considerado funcionalmente o principal relê visual do tálamo. Este núcleo se localiza rostral e lateral ao núcleo geniculado lateral medial e ventral ao núcleo pulvinar. Nos primatas, o GLD se apresenta como uma estrutura laminar disposta em camadas. Essas camadas celulares variam em número, onde os neurônios apresentam distinção morfológica, principalmente no que diz respeito ao tamanho, e funcional. Neste estudo, as projeções retinianas ao GLD do sagüi foram examinadas através do transporte anterógrado da subunidade B da toxina colérica (CTb). Também avaliamos a imunorreatividade (IR) contra as proteínas ligantes de cálcio: calbindina (CB), parvalbumina (PV) e calretinina (CR); proteína nuclear neuronal (NeuN), descarboxilase do ácido glutamico (GAD), colina-acetiltransferase (ChAT), vasopressina (VP) e polipeptideo intestinal vasoativo (VIP).

MÉTODO:

Seis sagüis adultos jovens, pesando entre 300 e 350g, previamente anestesiados, receberam injeção intra-ocular unilateral de CTb. Sete dias após a injeção, os animais foram novamente anestesiados, submetidos a perfusão transcardíaca. Os encéfalos foram levados à microtomia por congelamento e os cortes foram processados imunohistoquimicamente, através do protocolo ABC, para revelar o traçado da CTb e a presença de CB, PV, CR, VIP, VP, GAD, ChAT, NeuN no GLD.

RESULTADOS:

A inervação proveniente da retina no GLD caracterizou camadas alternadas com relação aos lados contra e ipsolateral do olho injetado. A IR contra CB, CR e PV apresentou-se tanto em neurópila como em pericários em camadas alternadas, principalmente nas magnocelulares. VP e VIP-IR foi observado em células principalmente nas camadas magnocelulares, com um padrão semelhante. Células bem marcadas com GAD-IR foram observadas tanto em camadas parvo como magnocelulares. Fibras terminais ChAT-IR foram observadas em todas as camadas do GLD. NeuN-IR marcou muito bem as células do GLD em todas as camadas.

CONCLUSÃO:

A projeção retiniana se mostra de forma complementar entre os GLDs contra a ipsolateral a injeção. E a IR contra várias substâncias neuroativas abordadas neste trabalho, na sua maioria em camadas alternadas deste núcleo, nos direciona para uma possível análise do papel funcional destas substâncias no processamento da informação visual realizada pelo GLD.

Apoio Financeiro: CNPq; CAPES; PROPESQ-UFRN


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2351800 - JEFERSON DE SOUZA CAVALCANTE
Interno - 7346484 - MIRIAM STELA MARIS DE OLIVEIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 20/09/2010 17:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao