Banca de QUALIFICAÇÃO: MOEMA IRIS SOARES DA SILVA

DISCENTE : MOEMA IRIS SOARES DA SILVA
DATA : 07/04/2024
LOCAL: Sala da Pós-graduação em Psicobiologia

TO BI OR NOT TO BI?: PERSONALIDADE E BINEGATIVIDADE INTERNALIZADA NA ESCOLHA DO GÊNERO DO PARCEIRO EM MULHERES BISSEXUAIS

mulheres bissexuais; binegatividade internalizada; tríade sombria; escolha de parceiros.

A experiência da orientação sexual difere entre as pessoas bissexuais e aquelas que se identificam como monossexuais, mesmo dentro das minorias sexuais como gays e lésbicas. A binegatividade, um fenômeno no qual pessoas bissexuais enfrentam preconceitos e discriminação, pode levar à internalização de estigmas, afetando a autoimagem e as escolhas pessoais. Estudos mostram que tanto heterossexuais quanto membros da comunidade LGBTQ+ podem contribuir para a marginalização das pessoas bissexuais, perpetuando crenças de monossexismo e invisibilizando suas experiências. Neste contexto, esta pesquisa propõe-se a investigar as influências da binegatividade internalizada e dos traços sombrios da personalidade na escolha de parceiros de longo prazo por mulheres bissexuais. Utilizando uma abordagem quasi experimental e um design de recorte transversal, o estudo recrutará mulheres bissexuais universitárias no Rio Grande do Norte, com idade mínima de 18 anos, que concordarem voluntariamente em participar. Os instrumentos de coleta de dados incluirão um questionário sociodemográfico, a Chinese Internalized Binegativity Scale (CIBS) e a Dark Triad Dirty Dozen (DTDD), adaptada ao português brasileiro. Espera-se que os resultados contribuam para uma melhor compreensão de como a binegatividade internalizada e os traços sombrios da personalidade influenciam as escolhas de parceiros de longo prazo em mulheres bissexuais. Além disso, essas descobertas podem informar o desenvolvimento de serviços clínicos de saúde mental especializados, intervenções e políticas de saúde pública, bem como estratégias de combate ao preconceito contra bissexuais. Por meio desse trabalho, busca-se não apenas elucidar os desafios enfrentados pelas mulheres bissexuais, mas também promover uma maior conscientização sobre a bissexualidade e suas nuances, visando uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos os indivíduos, independentemente de sua orientação sexual.

Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Interna - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Notícia cadastrada em: 28/03/2024 06:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao