Banca de QUALIFICAÇÃO: LARIÇA ALVES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARIÇA ALVES DE SOUZA
DATA : 05/04/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 1 Psicobiologia
TÍTULO:

NADANDO ALÉM DA ESCURIDÃO: AVALIAÇÃO DE MODELO DE DEPRESSÃO EM ZEBRAFISH E POTENCIAIS EFEITOS NA DEPENDÊNCIA DE OPIÓIDES.


PALAVRAS-CHAVES:

depressão, adicção, zebrafish, opióides, ayahuasca


PÁGINAS: 21
RESUMO:

A depressão é um problema  de saúde pública, e vem sendo apontada como a quarta doença mais presente no mundo (Moreira et al., 2022). O indivíduo depressivo apresenta quadros comportamentais de desinteresse, anedonia e baixa autoestima (Barbosa et al., 2011). Nesta condição, drogas de abuso, melhoram a condição imediata do indivíduo (de Freitas et al., 2022). Neste contexto, o transtorno depressivo maior (TDM) comumente pode se apresentar acompanhado pelo uso abusivo ou a dependência de substâncias, que podem ser referidos como transtornos relacionados ao uso de substâncias (TRUS) (Davis et al., 2008). O tratamento da doença de depressão atrelada ao vício se torna um grande desafio, visto que é exigido uma sobriedade do paciente antes de ser iniciado (Davis  et al., 2008). Sendo assim, existe uma grande importância em pesquisas de cunho investigativo para com a relação entre depressão e a adicção em drogas. Nesta lógica, este trabalho visa  desenvolver um modelo farmacológico e comportamental de indução de depressão em zebrafish, e avaliar os efeitos do quadro de depressão no desenvolvimento de comportamento de busca ativa por opioides. Por fim, pretendemos avaliar o efeito do tratamento com Ayahuasca na condição de depressão e busca ativa por opioides em zebrafish. De acordo com Silva e Luchiari (2017) a ayahuasca é uma bebida com efeitos alucinógenos e propriedades terapêuticas que podem ser aliadas para tratamento alternativo de ansiedade, depressão e dependência (Silva & Luchiari, 2017). O zebrafish vem se mostrando um ótimo modelo translacional de pesquisa, pois possui homologia genética com o ser humano de aproximadamente 70%, além da facilidade na manipulação para diferenciar perfis comportamentais (Moura., 2023), contendo ambiente fácil de ser manipulado e observado, além do custo baixo de manutenção, apresentando ser um modelo promissor para a investigação de adicção em opioides relacionada a depressão e em terapias alternativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Interna - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 14:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao