Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE AURORA MACEDO DE OLIVEIRA

DISCENTE : VIVIANE AURORA MACEDO DE OLIVEIRA
DATA : 08/04/2024
LOCAL: sala 1 predio da pos graduação do CB

REABILITAÇÃO MANIPULATIVA DE MACACOS-PREGO (SAPAJUS spp) CATIVOS NO CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES/IBAMA EM CABEDELO/PB

Enriquecimento; Reintrodução, Bem-estar; Sapajus.

No Brasil a fauna resgatada é mantida em centros de resgate federais ou estaduais (CETAS), onde os animais passam por reabilitação para lhes permitir recuperar a saúde e assim garantir o retorno à natureza, prioridade legal dos CETAS, prevista como a principal destinação de acordo com a legislação vigente. Os macacos-prego (Sapajus spp.) são o segundo grupo mais abundante de primatas nos CETAS, e eles são os únicos primatas neotropicais que usam ferramentas regularmente na natureza. Porém, o grande período nesses centros ocasionam diminuição nos comportamentos típicos de forrageamento, manuseio de alimento e manuseio de objeto e pelo surgimento de estereotipias neste grupo. Este projeto visa aplicar duas metodologias de reabilitação alimentar testando se existem diferenças devido ao sexo, idade e personalidade do animal no desempenho das tarefas. Serão estudados 35 animais divididos em 5 grupos e mantidos sob os cuidados do CETAS Paraíba em Cabedelo. O período previsto é de 21 de maio a 21 de julho. A metodologia será aplicada testando se haverá variações nas habilidades manipulativas associadas à personalidade individual, sexo e idade dos sujeitos. Para testar as hipóteses usaremos  GLMM (Regressão linear múltipla) que serão selecionados via AIC (Akaike information criterion) sendo o exito e diversidadee comportamental as variáveis resposta e o sexo, idade e eixos de personalidade as variáveis preditoras. Também está previsto um período de intercâmbio da Concordia University para realizar análise de fractal nos dados sobre sequência comportamental.

Presidente - 2696495 - RENATA GONCALVES FERREIRA
Interno - 1149552 - ARRILTON ARAUJO DE SOUZA