Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MAYARA CRISPIM DIOGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA MAYARA CRISPIM DIOGO
DATA : 19/03/2024
LOCAL: Sala de Aula 2 Psicobiologia

Diferenças sexuais na adolescência: padrão de sono, distúrbios de humor, estresse e cognição

Sono de adolescentes; Diferenças sexuais; Jet lag social; Distúrbios de humor; Estresse; Cognição.

Estudos evidenciam que o padrão temporal de sono do adolescente sofre mudanças com o início da puberdade, acarretando um atraso nos horários de sono. No entanto, os horários escolares matutinos encurtam a duração de sono em dias de aula, levando a compensação do sono no fim de semana, promovendo horários irregulares de sono e jet lag social, além de um quadro de privação de sono, sendo prejudicial para a saúde física e mental de adolescentes. As diferenças sexuais em relação ao sono adicionam variabilidade a essas mudanças, que parecem se acentuar com a chegada da puberdade. Mulheres reportam maior necessidade de sono e passam mais tempo na cama, assim como pior qualidade e mais problemas de sono, enquanto os homens tendem à vespertinidade. Portanto, as diferenças sexuais podem acentuar um quadro prejudicial de sono, além de distúrbios de humor e estresse em mulheres. Quadro que pode ser potencializado dependendo da fase e da regularidade do ciclo menstrual. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar as diferenças sexuais no padrão temporal de sono e Jet lag social, relacionando a distúrbios de humor, ao estresse e à cognição em adolescentes cursando os primeiros anos do ensino médio. Participaram do estudo 157 estudantes (F: 98 – 15,88±0,91 anos; M: 59 – 16,20±1,03 anos) dos primeiros anos do ensino médio com aulas iniciando entre as 7:00 e 7:30 h, que responderam o questionário A Saúde e o Sono, o Questionário de Cronotipo de Munique, o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, a Escala Pediátrica de Sonolência Diurna e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse – 21. Destes participantes, 64 participaram da segunda fase da coleta que consistia no uso de actimetria em conjunto com o registro no diário de sono, realização da Tarefa de Execução Contínua e Teste de Stroop, além de dosagem hormonal de cortisol e progesterona, este último apenas para estimar a fase do ciclo menstrual das meninas. Os resultados preliminares utilizando apenas os dados dos questionários para comparação entre os sexos, as meninas apresentaram uma tendência a dormir mais cedo no fim de semana (p = 0,09), acordavam mais cedo na semana (p < 0,01), menor duração de sono na semana (p < 0,05), maior variabilidade nos horários de acordar ( p < 0,01), maior débito de sono (p < 0,05), uma tendência a maiores níveis de jet lag social ( p = 0,06), pior qualidade de sono (p < 0,01) e maiores níveis de sonolência diurna (p < 0,001). Além disso, apresentaram maiores níveis de estresse (p < 0,001) e sintomas de ansiedade (p < 0,01), sem diferença nos níveis de sintomas depressivos. Considerando a regularidade do ciclo menstrual, para a análise das diferenças sexuais, foram considerados 3 grupos, os meninos (M) e as meninas foram subdividas em meninas com ciclo menstrual regular (FR) e meninas com ciclo menstrual irregular (FI) por meio de autorrelato. Houve diferença entre os grupos FR e M, em que as meninas acordavam mais cedo na semana (p < 0,05) e apresentaram maior variabilidade nos horários de acordar (p < 0,05). O FI apresentou a pior qualidade de sono que o M (p < 0,05).Os grupos FR e FI apresentaram maiores níveis de sonolência diurna em relação ao M (p < 0,01). Além disso, os grupos R e FI apresentaram maiores níveis de estresse que o M (p < 0,01). Nos níveis de sintomas de ansiedade, o grupo FR apresentou maiores níveis em comparação com o FR (p < 0,05) e o M. A análise dependente da fase do ciclo menstrual das meninas ainda não foi realizada.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO