Banca de DEFESA: MARIA MIXSSAEYDE SILVA DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA MIXSSAEYDE SILVA DE MOURA
DATA : 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Efeitos do enriquecimento ambiental com musica classica no comportamento do zebrafish sob estresse cronico imprevisivel.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Música clássica, homebase, ECI, zebrafish, estresse, ansiedade.


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Todos os seres vivos, independentemente de sua espécie ou ambiente em que estão inseridos, enfrentam situações estressantes, previsíveis ou não: restrição alimentar, risco de predação, proteção da prole e outras condições ambientais. Como em muitas outras espécies, a exposição a algo novo pode evocar respostas de ansiedade em peixes-zebra, semelhantes ao que ocorre em roedores por exemplo, quando colocado em um novo ambiente para observar sua atividade exploratória apresenta comportamentos de medo e ansiedade típicos da espécie, como congelamento e tempo reduzido na zona superior do aquário, até que o indivíduo avalie se é seguro explorar o ambiente. Já se sabe que exposição ao estresse crônico pode contribuir para o desenvolvimento de ansiedade e depressão.

Muitas práticas, principalmente o uso de medicamentos controlados, têm sido utilizadas a fim de minimizar os efeitos negativos do estresse e dos transtornos psiquiátricos. No entanto, apesar dos benefícios do uso dessas drogas no tratamento terapêutico, os efeitos colaterais merecem a devida atenção, como distúrbios de memória, diminuição da atividade psicomotora, confusão mental, problemas sociais e abuso ou dependência. Sabe-se que o consumo prolongado de ansiolíticos pode levar à tolerância, abstinência e dependência. Com base nisso, algumas terapias alternativas não medicamentosas estão sendo aderidas, como o enriquecimento auditivo com música clássica que melhora o bem-estar e reduz os efeitos negativos de condições estressantes. Os estímulos auditivos podem afetar a fisiologia e o comportamento. Já se sabe que a exposição à música, especialmente à música clássica, é benéfica em humanos na redução da ansiedade, melhorando a qualidade do sono, reduzindo a percepção da dor e é eficaz em enriquecimento em várias espécies. Portanto, a música pode ser utilizada como terapia alternativa em situações estressantes. O zebrafish (Danio rerio) é um modelo promissor para estudar distúrbios humanos no comportamento, respostas fisiológicas e pesquisas auditivas. Para analisar os efeitos da música clássica no estresse, ansiedade e depressão, expusemos peixe-zebra adulto duas vezes ao dia durante 15 dias da coleção de Vivaldi e testamos em campo aberto, formação de homebase e teste de sociabilidade, para avaliar como o protocolo ECI (estresse crônico imprevisível) e a exposição à música pode afetar a exploração no ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Externo à Instituição - DENIS BROOCK ROSEMBERG - UFSM
Externa à Instituição - PRISCILA FERNANDES SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 15/04/2023 16:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao