Motivação e procrastinação acadêmica: o papel da imprevisibilidade ambiental durante a
pandemia da COVID-19
COVID-19; Procrastinação; Motivações fundamentais; Estratégia de História de
Vida
Definida por Steel (2007) como o atraso voluntário de um pretendido curso de ação, apesar da
expectativa de consequências negativas inevitáveis, a procrastinação ainda permanece pouco
compreendida. As pesquisas mais antigas se voltam principalmente para a tomada de decisões, e
apenas recentemente começou-se a incluir a motivação individual como uma possível explicação
para a procrastinação. Além disso, quase não há estudos desse comportamento sob uma óptica
evolucionista, e a situação de pandemia global gerada pela COVID-19 proporciona uma rara
oportunidade de avaliar a influência de pistas ambientais na motivação e procrastinação humana.
Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar, do ponto de vista evolucionista, o impacto da
pandemia de COVID-19 sobre a motivação e procrastinação entre estudantes universitários. Para
atingi-lo, Serão testadas as seguintes hipóteses: 1. As pistas ambientais influenciam os níveis de
procrastinação diante da situação de pandemia (Estudo 1); 2. A estratégia de História de Vida
influencia os motivos fundamentais apresentados no cenário de pós-pandemia, fornecendo um bom
previsor para o comportamento de procrastinação (Estudo 2); 3. Há uma relação entre indicadores
de ansiedade, depressão e estresse e os níveis atuais de procrastinação acadêmica (Estudo 2). Serão
recrutados pelo menos 118 participantes que responderão, de maneira anônima e online, seis
questionários referentes aos parâmetros a serem analisados: Questionário Sociodemográfico; Escala
de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21); Inventário de Motivos Fundamentais; Mini-K
(versão reduzida); Escala de Crenças de Imprevisibilidade; Escala de Procrastinação de Tuckman,
sendo as duas últimas referentes a três períodos: 2019, 2020 e 2022.