Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA GIFFONI DE MEDEIROS NUNES PINHEIRO PEIXOTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA GIFFONI DE MEDEIROS NUNES PINHEIRO PEIXOTO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Online - Link Meet

IMPACTO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS SARS-CoV-2 NA COGNIÇÃO DE IDOSOS

SARS-COV-2, COVID-19, IDOSO, COGNIÇÃO, DECLÍNIO COGNITIVO

Aproximadamente 40% das vítimas da COVID-19 e até 90% dos pacientes com infecção grave desenvolverão sintomas persistentes conhecidos como condição pós-COVID, entre eles queixas cognitivas. Sequelas cognitivas pós-COVID, tais como declínio na atenção, disfunção executiva e prejuízos na velocidade de processamento mental, têm sido evidenciadas na literatura. Todavia, os dados são escassos e direcionados a grupos populacionais mais jovens. Sabendo que os idosos são os mais predispostos a declínio cognitivo e considerando a neurovirulência do SARS-CoV-2 e o alcance global da pandemia da COVID-19, é necessária a compreensão do espectro de acometimento cognitivo desta infecção, além do estabelecimento da relação entre possíveis mediadores de disfunção cognitiva, como distúrbios psíquicos e do sono. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, observacional, tipo coorte prospectivo, entre os anos de 2021 e 2023, realizado com idosos entre 60 e 80 anos, sem declínio cognitivo prévio, residentes no município de Natal, estado do Rio Grande do Norte. O estudo foi dividido em duas coortes, sendo 70 voluntários expostos à infecção pelo SARS-CoV-2 antes da vacinação (grupo COVID, confirmado pelo RT-PCR) e 153 voluntários para o grupo controle [sorologia IgG (-)]. Os critérios de exclusão foram: escolaridade ≦ 4 anos, diagnóstico prévio de declínio cognitivo, doenças psiquiátricas descompensadas e antecedentes de fenômenos cerebrovasculares e cardiovasculares em 2020. Os participantes foram submetidos a 03 avaliações seriadas de suas funções cognitivas, capacidade funcional, humor e qualidade de sono, com o intervalo médio de 6 meses entre elas. RESULTADOS: A idade média dos participantes foi de 66,97±4,64, com 70% da amostra composta pelo sexo feminino. Queixas cognitivas subjetivas foram mais prevalentes no grupo COVID (p=0,029), bem como o número de indivíduos com comprometimento no MoCA-B (p=0,014). Alguns fatores aumentaram a chance de ter o MoCA-B alterado, como a infecção prévia COVID-19, idade acima de 70 anos, sexo masculino, escolaridade menor que 12 anos, renda mensal inferior a R$ 10.000, sobrepeso e uso de psicotrópicos. Aproximadamente metade dos participantes apresentou má qualidade do sono medida pelo IQSP, porém sem diferença entre os grupos (p=0,208). Tiveram maior chance de má qualidade de sono as mulheres, indivíduos com queixas de memória, ansiedade, depressão, doenças articulares e pré-diabetes, além do uso de psicotrópicos, diuréticos e polifarmácia. CONCLUSÃO: A COVID-19 parece causar comprometimento cognitivo em idosos, que precisa ser compreendido em detalhes. A presença de doenças psiquiátricas influenciou os escores referentes à qualidade do sono.

Presidente - 1665448 - KATIE MORAES DE ALMONDES
Interna - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH
Externo ao Programa - 1369275 - CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 15:17