Banca de DEFESA: TAINAH PORPINO DE PAIVA COSTA

DATA : 25/04/2022
LOCAL: Prédio Psicobiologia - Salas de aula
EFEITO DA MOTIVAÇÃO POR STATUS NA ESCOLHA DO CURSO DE ENSINO SUPERIOR

Motivações fundamentais; Escolha de carreira; Indicadores de Recurso; Ensino Superior.

A abordagem das Motivações Fundamentais sugere que os humanos apresentam motivação para busca e manutenção do status. No Brasil, status pode ser adquirido através da ascensão profissional, em decorrência do acesso ao ensino superior. Este trabalho investigou se o status do curso de ensino superior influencia na escolha de uma profissão; e se fatores relacionados à posse de recursos exercem influência nessa escolha. Participaram da pesquisa 810 indivíduos; cada um tomou parte de um de três estudos. No primeiro estudo, 193 participantes avaliaram o status de diferentes cursos universitários. No segundo estudo, 252 participantes avaliaram o valor de acasalamento, status social e características individuais de sujeitos-estímulo que possuíam formação acadêmica em cursos de baixo status ou alto status. Por fim, no terceiro estudo, 365 estudantes de graduação forneceram informações sobre sua classe social, motivação por status, imprevisibilidade ambiental vivenciada na infância, características de personalidade e avaliaram o status social do curso escolhido. Os resultados indicaram que os cursos relacionados às urgências pessoais são avaliados com maior status social. Além disso, o diploma funciona como um sinalizador de características sociais e de personalidade: sujeitos-estímulo com diploma de alto status foram avaliados com maior status social e traços de personalidade socialmente aversivos, enquanto os com diploma de baixo status foram avaliados com traços de personalidade agradáveis e previsíveis. Por fim, foram encontradas correlação positiva entre o status do curso de ensino superior, a motivação por status e o traço Narcisismo e correlação negativa entre o status do curso e o traço Psicopatia. Esse trabalho amplia o conhecimento acerca da motivação por status e sua influência na tomada de decisão fora do contexto norte-americano e europeu. Essas informações são importantes pois a escolha de carreira exerce uma grande influência no bem-estar subjetivo e psicológico.

Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Externo à Instituição - ANDRÉ LUÍS RIBEIRO LACERDA - UFMT