Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE KELLY COSTA MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNE KELLY COSTA MORAIS
DATA : 01/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós-graduação
TÍTULO:

COOPERAÇÃO PÓS ATIVIDADE COLABORATIVA E INFLUÊNCIA DOS GESTOS EM ATIVIDADES VISUOESPACIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Cooperação, Gestos Representacionais, Gestos Dêiticos, Hipótese de Armazenamento de Informações, Partilha pós-colaboração.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

A cooperação é um comportamento custoso para quem a realiza e beneficente para quem recebe. Diversas hipóteses foram criadas para explicar esse comportamento:  a hipótese de interdependência, seleção de parentesco, reciprocidade direta e indireta e evolução cultural. A cooperação pode variar também de acordo com características sociodemográficas, como classe social e gênero ou até de acordo com a presença de uma atividade colaborativa antes da divisão de recursos. Além de investigar fatores associados à  cooperação em crianças, o presente trabalho também se propõe a entender a função dos gestos no estabelecimento de informações visuoespaciais em interações colaborativas. De acordo com a Hipótese de Armazenamento de Informações, quando há maior demanda de conceitualização durante uma atividade cognitiva, a tendência é de haver mais gesticulações. Para testar esta hipótese em um contexto colaborativo, serão analisados vídeos de crianças realizando uma tarefa de cooperação pós atividade colaborativa. A atividade envolve processos visuoespaciais e serão analisados os gestos que ocorrem após a explicação em duas partes da tarefa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1149552 - ARRILTON ARAUJO DE SOUZA
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Notícia cadastrada em: 22/03/2022 17:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao