Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA REGINA DE BORBA

DISCENTE : KATIA REGINA DE BORBA
DATA : 17/03/2021
PADRÕES DE SONO, SONOLÊNCIA DIURNA E ATENÇÃO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO NO TURNO MATUTINO

Palavras chaves: Turno matutino; crianças; adolescentes; sono e vigília; sonolência; atenção

O ciclo sono e vigília é influenciado por fatores endógenos e sócio-ambientais, que se modificam ao longo da ontogênese e diante das relações dos indivíduos com o tempo e com a sociedade. Essas modificações se expressam na forma de padrões de sono específicos para as faixas etárias, que muitas vezes entra em conflito com as necessidades da vida cotidiana imposta pela sociedade e ambiente em que vivemos. Na infância, as crianças tendem à matutinidade e apresentam redução na duração do sono de forma gradual à medida em que ocorre a maturação do sistema nervoso, embora mantenham necessidade elevada de sono em relação a outras faixas etárias. A passagem para adolescência é marcada por um atraso de fase, caracterizado por horários de dormir e acordar tardios, expressando uma tendência à vespertinidade e necessidade de sono entre 8 e 10 h. Ao se depararem com o horário de início da escola, no turno matutino, podem apresentar mudanças no ritmo biológico natural em decorrência desses fatores sociais, levando a privação de sono, sonolência diurna e impactos negativos sobre os processos cognitivos, como a atenção. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo comparar os padrões de sono, a sonolência pela manhã e o processo atencional entre crianças da educação infantil e adolescentes do ensino médio do turno escolar matutino. A amostra foi composta por 205 estudantes do turno matutino, dentre estes, 66 crianças de 4 a 6 anos de idade da educação infantil e 139 adolescentes, entre 15 e 17 anos do ensino médio de escolas privadas localizadas na cidade de Natal/RN. Os dados fazem parte de um banco do Laboratório de Cronobiologia e Comportamento. Foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário de hábitos de sono (crianças: questionário geral de hábitos de sono e adolescentes: “A saúde e o Sono”), 2) diário de sono (por 9 dias), 3) escala de sonolência de Maldonado e a 4) tarefa de execução contínua para avaliar a atenção. Amostragem foi do tipo transversal, contudo nem todos os indivíduos pesquisados participaram de todas as etapas de coleta. As variáveis referentes aos padrões de sono, sonolência e atenção serão comparados entre os grupos etários por meio de ANOVA. A caracterização do ciclo sono e vigília, sonolência diurna e atenção em crianças da educação infantil e adolescentes do ensino médio contribuirá para analisar a influência do horário escolar matutino no ritmo biológico desses indivíduos.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interna - 1665448 - KATIE MORAES DE ALMONDES