Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR MEDEIROS CAMARA

DISCENTE : ARTHUR MEDEIROS CAMARA
DATA : 17/03/2021
LOCAL: Videoconferência
INFLUÊNCIA DA DURAÇÃO E DA FORMA DE DESLOCAMENTO ATÉ A ESCOLA SOBRE OS HÁBITOS DE SONO E DESEMPENHO COGNITIVO E ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Ciclo sono-vigília; adolescentes; processos cognitivos; desempenho acadêmico; deslocamento para a escola.

Na adolescência, fase de desenvolvimento físico, psicológico e social, a educação atua como fator importante na formação do indivíduo. Nisso se envolvem os hábitos de sono, influenciando a saúde, o bem-estar e o desempenho escolar. Há um atraso de fase do sono em adolescentes envolvido com mudanças no Processos C (controle circadiano) e S (homeostase) de regulação do sono, o que causa horários tardios de dormir e acordar. A privação e a irregularidade do sono, que podem advir do desajuste entre o ritmo de sono e vigília e a rotina em jovens, trazem diversos prejuízos à saúde e ao desempenho cognitivo e escolar. A atenção e a memória podem estar entre os processos cognitivos prejudicados. O deslocamento até a escola pode afetar os hábitos de sono de adolescentes tanto pelo impacto na rotina quanto pela maneira como determinam exposição à luz e realização de atividade física, neste caso para aqueles que se deslocam ativamente. Com base nisso, este trabalho visa analisar a relação entre a duração e a forma de deslocamento para a escola e o ciclo sono-vigília, desempenho cognitivo e acadêmico de estudantes do primeiro ano do ensino médio técnico. Participaram do estudo 319 alunos com idade entre 13 e 18 anos (242 completaram todas as etapas) de uma escola técnica federal do RN. Foram excluídos os que reportaram consumir psicotrópicos ou enfermidade mental. A coleta foi efetuada em duas unidades: uma em Natal e outra em Lajes. Os hábitos de sono foram avaliados pelos questionários: “A Saúde e o Sono”, O Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a Escala de puberdade e preferência de fase e a Escala pediátrica de sonolência diurna, além do diário do sono e da Escala de sonolência com faces de Maldonado preenchidos por 10 dias, durante os quais foram aplicadas da Tarefa de Execução Contínua e da Tarefa de Sternberg para avaliar a atenção e a memória operacional, respectivamente, uma única vez, entre 7 e 8h30 para os alunos do turno matutino e 13 e 14h30, para o turno vespertino. Serão realizados testes de correlação, comparação entre médias e modelos lineares gerais para análise dos dados.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interna - 1665448 - KATIE MORAES DE ALMONDES
Notícia cadastrada em: 11/03/2021 04:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao