Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINAH PORPINO DE PAIVA COSTA

DISCENTE : TAINAH PORPINO DE PAIVA COSTA
DATA : 16/03/2021
LOCAL: Videoconferência
Efeito da motivação por status na escolha do curso de ensino superior

Motivações fundamentais; Escolha de carreira; Indicadores de Recurso; Ensino Superior.

A abordagem das Motivações Fundamentais sugere que um dos sistemas motivacionais que rege o comportamento humano é a busca e manutenção do status. No Brasil, umas das formas de se adquirir status é através da ascensão profissional, proveniente do preparo acadêmico através do ingresso em instituições de ensino superior, em sua maioria. O objetivo do presente trabalho é investigar se as pessoas levam em consideração o status do curso de ensino superior na escolha da profissão, e se fatores relacionados à posse de recursos exercem influência nessa escolha. Participarão da pesquisa o total de 387 indivíduos, divididos em três estudos. No primeiro estudo (Estudo 1), 128 participantes irão avaliar o status atribuído a diferentes cursos de ensino superior. No segundo estudo (Estudo 2), 131 estudantes deverão fornecer informações sobre seu status social, imprevisibilidade ambiental vivenciada na infância e suas características de personalidade. Por fim, no terceiro estudo (Estudo 3), 128 participantes irão avaliar sujeitos-estímulo que possuem formação em cursos de baixo status ou cursos de alto status, perante o valor de mercado global, status social e posse de características individuais. Acreditamos que este trabalho ampliará o conhecimento acerca da motivação por status e sua influência na tomada de decisão dos indivíduos em uma amostra fora do contexto norte-americano e europeu. Essas informações são importantes, pois a escolha de carreira exerce uma grande influência no bem-estar subjetivo e psicológico de indivíduos adultos. Entender quais fatores influenciam essa decisão permite uma maior compreensão dos desafios enfrentados por essa população, aspecto importante no desenvolvimento de estratégias e políticas eficazes para a melhoria da saúde mental. Além disso, identificar fatores que podem influenciar o ingresso em diferentes profissões e/ou no ensino superior é importante para o desenvolvimento de políticas e estratégias que visam à orientação educacional de jovens.

Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Interna - 1718518 - NICOLE LEITE GALVAO COELHO
Notícia cadastrada em: 11/03/2021 04:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao