Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICK ALLAN DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : ERICK ALLAN DOS SANTOS SILVA
DATA : 03/03/2020
LOCAL: Sala Sagui

ESCOLHAS ESPACIAIS POR MACACOS-PREGO-GALEGO (Sapajus flavius) EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA

Comportamento; uso de espaço; macaco-prego-galego; coesão social; fragmentação.

Compreender as escolhas espaciais dos animais em seu ambiente natural é determinante para lidar com desafios de manejo e conservação, especialmente para espécies ameaçadas de extinção, como é o caso do macaco-prego-galego (Sapajus flavius). O uso de espaço do indivíduo é uma variável resposta afetada principalmente pela disponibilidade de alimento e pelo risco de predação, de forma que o animal pode, de acordo com a sazonalidade do ambiente em que vive, evitar determinados locais e fazer maior uso de outros. A coesão espacial entre os indivíduos do grupo e os registros comportamentais fornecem informações sobre o tipo de competição que os animais estão enfrentando, e como a sazonalidade dos recursos alimentares e variáveis climáticas têm efeito sobre essa competição. Neste trabalho testamos as hipóteses de que, em temporadas de escassez alimentar, 1), as áreas utilizadas pelos animais serão maiores e 2) os animais serão mais dispostos ao risco, fazendo uso mais frequente de áreas de borda; 3) o grupo será menos coeso. O estudo é desenvolvido em um fragmento de Mata Atlântica localizado em Caaporã, na Paraíba, onde um grupo de 120 macacos pregos está habituado à presença humana. Através dos métodos de observação focal e varredura, coletaremos dados sobre pontos de localização, número de vizinhos, produtividade de alimento e a temperatura máxima média do ambiente. Espera-se que os resultados do estudo possam colaborar com ações de conservação e manejo da espécie através da publicação de dois artigos científicos.

Interno - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Presidente - 2696495 - RENATA GONCALVES FERREIRA