Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE ALEXANDER RIOS FLOREZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORGE ALEXANDER RIOS FLOREZ
DATA : 06/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DMOR
TÍTULO:

Substrato neuroanatômico dos circuitos cognitivos e visceromotores do córtex pré-frontal medial; Descrição das suas projeções e interações com os complexos amigdaloide, hipotalâmico e hipocampal em primatas não humanos.


PALAVRAS-CHAVES:

Amígdala; Córtex pré-frontal medial; Hipocampo; Hipotálamo; Infralímbico; Neurônios; Pré-límbico; Sistema límbico; Traçado neuronal.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

O interesse da ciência, e particularmente dos campos da biologia e da neurociência, em compreender o funcionamento do sistema nervoso em relação aos produtos da atividade cerebral, como a cognição e o comportamento, levou ao desenvolvimento de várias investigações que centram seu foco principal de estudo nos lobos frontais, principalmente em regiões pré-frontais. Vastamente os córtices pré-frontal Dorso-Lateral, Fronto-Medial e Orbito-frontal têm sido estudados funcionalmente, no entanto, as projeções anatômicas dos axônios e a descrição das redes neurais originadas nessas áreas do cérebro têm despertado mais interesse em alguns córtex do que outros, enquanto isso, a região medial dos lobos pré-frontais não tem recebido atenção suficiente na abordagem e detalhe de suas projeções e relações com estruturas subcorticais do cérebro, dentre as quais, as amígdalas, e os hipocampos destacam-se por ter uma relação funcional ao considerar as manifestações clínicas das síndromes neurológicas e neuropsicológicas decorrentes de dano fronto-medial; Portanto, esta proposta de pesquisa teve como objetivo estabelecer o substrato neuroanatômico dos circuitos cognitivos e visceromotores do córtex pré-frontal medial e as suas projeções e interações com os complexos amigdaloide, hipotalâmico e hipocampal em primatas não humanos. Para isso, a pesquisa desenvolvida é apresentada como um estudo descritivo-comparativo, com amostragem não probabilístico, em consideração ao uso do primata como modelo animal de estudo, da espécie Callithrix Jacchus (conhecido como Sagui comum). Como técnica para rastrear as células nervosas se usou a técnica de marcação de axônios, de traçado anterógrados; depositado nos córtices pré-límbico (PL) e infralímbico (IL) do córtex pré-frontal medial. Entre as hipóteses se teve que, existe uma distribuição organizada na direcionalidade das fibras para regiões subcorticais associada com os três complexos de interesse nos primatas não humanos, fato que foi possível corroborar a partir dos resultados obtidos. A maioria das áreas e núcleos do complexo hipotalâmico e amigdalóide receberam fibras dos dois córtices (PL e IL), em densidades diferentes, porém, no complexo hipocampal se acharam fibras restritas às projeções do PL. Também foi possível determinar o padrão de densidade rostro-caudal das fibras nessas áreas, assim como identificar que, os agrupamentos de fibras provenientes do IL é mais organizado dentro dos complexos, do que o originado no PL. O exposto, com o intuito de aportar à elucidação e extrapolação dos correlatos anatômico-funcionais da atividade cerebral e ampliar sua compreensão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Externo ao Programa - 1076490 - FERNANDO VAGNER LOBO LADD
Externo à Instituição - PAULO LEONARDO ARAÚJO DE GÓIS MORAIS - UERN
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao