Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE PERNAMBUCO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE PERNAMBUCO DA COSTA
DATA : 24/09/2019
LOCAL: Anfitearo das Aves

ESCOLHA DE PARCEIROS ATRAVÉS DE PISTAS VISUAIS E PREFERÊNCIA POR CORES NO CAMARÃO Macrobrachium rosenbergii

Palaemonidae, visão de cores, preferência visual, discriminação visual, seleção sexual

O camarão de água doce Macrobrachium rosenbergii é uma espécie de grande importância econômica. Há três morfotipos de machos adultos na espécie: machos pequenos podem transformar-se em machos de quela laranja e estes em machos de quela azul. Contudo, há pouca informação sobre a preferência por cores e a importância de pistas visuais na escolha de parceiros nessa espécie. Assim, esta pesquisa busca analisar a preferência por diferentes cores em juvenis e adultos e o papel de pistas visuais na escolha de parceiros. Avaliamos a preferência de juvenis e adultos por cores inserindo o animal em um aquário contendo abrigos de diferentes cores para análise da atração do camarão pelas mesmas. Para a análise da importância de pistas visuais para a escolha de parceiros, primeiramente tiraremos fotografias dos camarões e de um ambiente de água de rio. A partir dessas fotografias, criaremos estímulos no computador que corresponderão a figuras com a exata coloração das quelas de um morfotipo que surgirão em um fundo que corresponderá à coloração da quela de outro morfotipo ou à coloração da água do rio.  Exibiremos esses estímulos aos camarões em um monitor. Respostas defensivas por parte dos camarões indicarão que os mesmos são capazes de discriminar a cor da figura da cor do fundo. Posteriormente, analisaremos a escolha de parceiros em um labirinto experimental com quatro "braços", através da preferência de fêmeas por fotografias de machos de diferentes tamanhos e cores de quela e pela preferência de machos por fotografías de fêmeas em estados reprodutivos distintos.

Presidente - 1476621 - DANIEL MARQUES DE ALMEIDA PESSOA
Externa ao Programa - 1313157 - HELDERES PEREGRINO ALVES DA SILVA