Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO CHIOMBACANGA NAFITAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO CHIOMBACANGA NAFITAL
DATA : 02/10/2019
LOCAL: Sala Sagui

Influência do Padrão do Ciclo Sono-Vigília e Estado de Humor no desempenho acadêmico em estudantes de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Desempenho acadêmico, cronotipo, Jet Lag Social, qualidade de sono, depressão, ansiedade.

Introdução: Desempenho acadêmico é uma medida das habilidades dos estudantes, que expressa como foi sua aprendizagem ao longo de um processo de formação. Esta medida é dependente de diversos fatores comportamentais, entre eles o ciclo sono-vigília e o estado de humor. Objetivo: Estudar a influência do padrão do ciclo sono-vigília e do estado de humor no desempenho acadêmico entre estudantes de medicina do início do curso na UFRN – Campus Central. Metodologia: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) da UFRN com “parecer consubstanciado do CEP” número: nº 2.996.461. Trata-se de resultados parciais de um estudo transversal realizado nos semestres 2018.2 e 2019.1 Os estudantes responderam uma ficha de identificação, questionário de matutinidade-vespertinidade, questionário de cronotipo de Munique, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), Inventário de Depressão de Beck (IDB) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado. O desempenho acadêmico foi obtido a partir da nota final das disciplinas Módulo Biológico II e Infectologia para o segundo período e quarto período, respectivamente. Resultados parciais: Participaram no estudo cento e vinte e oito (n = 128) estudantes sendo sessenta do segundo, e sessenta e oito quarto período. A maioria é do sexo masculino (58,6%) e solteiros (94,5%). Em relação à atividade física, 60,9% relataram praticar atividade física, 60,9% usam automóvel individual como meio de transporte até a UFRN e 59,4% dos chefes da família possui nível superior completo. O perfil sócio demográfico mostrou que os estudantes possuem uma idade média de 22±4 anos e o IMC de 23,67±4,17. Com relação à situação econômica e familiar, 81,3% relataram renda familiar de três ou mais salários mínimos e 85,9% possuir casa própria. Do total, 32% relataram não alterar a rotina de sono no dia anterior a uma avaliação e 44,5% relataram ficar acordados até tarde estudando e dormem antes da prova. Encontramos uma predominância de intermediários (50%), vespertinos (19,5%), matutinos (18,8%) e bimodais (11,7%). A irregularidade do ciclo sono-vigília, medida através do Jet Lag Social (JLS), mostrou que 37,5% não apresentaram JLS, 33,6% com baixo JLS e 28,9% com alto JLS. Encontramos que mais de 86% dos estudantes apresentaram má qualidade de sono. Os estudantes apresentaram uma média de desempenho acadêmico de 7,53 ± 1,08. Os estudantes que não alteraram a sua rotina de sono, matutinos e com boa qualidade de sono apresentaram melhor desempenho acadêmico. Os estudantes que ficavam acordados até tarde estudando apresentaram uma tendência a vespertinidade, má qualidade de sono e altos escores de depressão e ansiedade. Adicionalmente, estudantes com má qualidade de sono apresentaram altos escores de depressão e ansiedade. Destacamos que estudantes vespertinos apresentaram altos escores de ansiedade-estado. Os estudantes do quarto período apresentaram melhor desempenho acadêmico em relação aos estudantes do segundo período. E, a regressão linear múltipla e multivariada mostrou que a qualidade de sono explica o desempenho acadêmico dos estudantes de medicina do início do curso na UFRN – Campus Central. Considerações parciais: A qualidade de sono afeta tanto o desempenho acadêmico assim como a estrutura emocional dos estudantes de medicina. Além disso, hábitos saudáveis de alocação temporal do sono na noite anterior a uma avaliação contribuem para melhoria do desempenho acadêmico, assim como no estado de humor de estudantes de medicina dos primeiros anos da UFRN.

Externo à Instituição - BRENO TERCIO SANTOS CARNEIRO - UFRN
Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO