Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CECÍLIA DE MENEZES GALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CECÍLIA DE MENEZES GALVÃO
DATA : 27/06/2019
LOCAL: Sala Darwin

INVESTIGAÇÃO DE POTENCIAIS BIOMARCADORES DE DIAGNÓSTICO DA DEPRESSÃO MAIOR

Cortisol plasmático, mBDNF, Resposta do cortisol ao despertar salivar, Proteína C-reativa e Sono

A Depressão Maior (DM) é uma psicopatologia, com alta taxa de crescimento global, de etiologia multifatorial, altamente associada à morbidade, incapacidade física e psíquica e que não apresenta biomarcadores específicos, o que dificulta o seu diagnóstico. Assim, esse estudo investiga potenciais biomarcadores que possam ser utilizados, isoladamente ou em conjunto, no diagnóstico da DM, sendo esses: o cortisol plasmático total (CPt), a resposta do cortisol ao despertar (CAR) salivar, a proteína Creativa (PCR), o fator neurotrófico derivado do cérebro maduro (mBDNF) e índices de qualidade do sono. Assim como as possíveis modulações dos fatores sociodemográficos (sexo, idade e renda) e do índice de massa corporal (IMC) sobre os potenciais biomarcadores. A amostra populacional do estudo é constituída de 114 voluntários adultos, sendo 56 do grupo controle (GC) e 58 do grupo de pacientes com depressão maior (GP), o qual é composto por dois subgrupos; depressão maior refratária (DMR , n = 28) e depressão maior de grau leve e moderado (DMLM, n = 30). A triagem dos voluntários foi realizada por psiquiatras, com o uso da Entrevista Clínica Estruturada para o DSM – 5 (SCID), a escala de depressão de Hamilton (HAM-D) e a escala de depressão Montgomery e Asberg (MADRS). Após a inclusão na pesquisa, individualmente, os pacientes do grupo DMR dormiram uma noite (D1) na enfermaria da psiquiatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto que aqueles do DMLM pernoitaram (D1) no Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica (LNRB) da UFRN. Parte dos voluntários do GC dormiu no HUOL (n = 45) e outra no LNRB (n = 11). Em D1, foi aferido o peso corporal e altura de todos os voluntários, e esses responderam ao índice de qualidade de sono de Pittsburgh (PSQI). No dia seguinte (D2), ao despertar dos voluntários, por volta das 6 horas da manhã, ocorreu à coleta de saliva; no tempo 0, 30 e 45 minutos após despertar. Em seguida, foi realizada uma coleta de sangue para as dosagens de CPt, PCR e mBDNF. Testes estatísticos multivariados (ANOVA) e preditivos (regressão multilinear, regressão logística e a curva de ROC) são aplicados na investigação dos dados. Os resultados preliminares das análises multivariadas corroboram a literatura e demostram que os pacientes com DMR apresenta menor CAR salivar e CPt comparado ao GC e DMLM.Enquanto, DMLM apresenta maior CAR e CPt do que GC. Os pacientes DMLM apresentaram menores níveis de mBDNF comparado com GC e DMR . Os DMR apresentaram pior percepção subjetiva da qualidade do sono e duração do sono quando comparado com os demais grupos. E os DMLM quando comparado com GC. A latência de sono foi menor no GC quando comparado com os demais grupos. Ademais, a estatística preditiva apontou que, até o momento, o melhor modelo matemático de um biomarcador isolado para predizer a depressão maior é o composto pela PSQI, demonstrando uma explicação de 81,6%, com especificidade de 89,29% e sensibilidade 77,59%. Para a depressão resistente ao tratamento, o melhor modelo matemático de diagnóstico é também composto apenas pela PSQI, demonstrando uma explicação de 90,5%, com especificidade de 92,86% e sensibilidade de 89,29%. Enquanto que para depressão leve e moderada, o melhor modelo matemático apresenta a interação do CPt e IMC, demonstrando uma explicação de 73,5%, com especificidade de 70,91% e sensibilidade de 89,29%. Desses, o modelo da depressão resistente ao tratamento é o que tem menor chance de realizar um diagnóstico falso-positivo e falso-negativo.

Externo à Instituição - FELIPE BARRETO SCHUCH - UFSM
Externo ao Programa - 1545394 - FULVIO AURELIO DE MORAIS FREIRE