Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLYNE MACIEL GADELHA DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARLYNE MACIEL GADELHA DOS ANJOS
DATA : 21/06/2019
LOCAL: Sala Darwin

Relação entre os hábitos de sono, uso de mídias eletrônicas e atenção: um comparativo entre adolescentes da área urbana e suburbana da Região Metropolitana de Natal/RN.

Hábitos de sono, mídias eletrônicas, atenção, adolescentes, área urbana e área suburbana.

O atraso de fase no ciclo sono-vigília na adolescência tem sido potencializado por fatores comportamentais e psicossociais típicos do estilo de vida moderno, como a exposição à luz artificial à noite associada às atividades sociais, principalmente o uso de mídia eletrônica em horários tardios, exacerbando o comportamento de ir dormir tarde. Por outro lado, atividades sociais, como horário de início das aulas pela manhã, impede que os adolescentes durmam até mais tarde causando privação de sono e desorganização temporal interna, o que pode acarretar sérias complicações na saúde e comprometimento de processos cognitivos básicos, como a atenção, afetando o desempenho na escola, no trabalho ou em atividades diárias. Este estudo tem como objetivo comparar os hábitos e a qualidade de sono, cronotipo, sonolência diurna e componentes da atenção entre adolescentes da região suburbana e urbana em função do uso de mídia antes de dormir. Foram coletados dados em 212 adolescentes entre 12 e 18 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no turno matutino, de 2 escolas da área urbana (Natal) e 1 da suburbana (Nísia Floresta). O uso de mídia e os parâmetros do ciclo sono e vigília foram avaliados por meio do “Protocolo diário de uso de mídias” e os questionários “A saúde e O sono”, “Índice de qualidade de Sono de Pittsburg”, “Escala de Matutinidade/Vespertinidade”, “Escala Pediátrica de Sonolência Diurna”; além do Diário do Sono e do uso de actímetro durante 10 dias. A atenção foi avaliada por meio da Tarefa de Execução Contínua. Até o momento foram analisados os dados referentes à região suburbana (n=111), onde a maioria dos adolescentes possui dispositivos eletrônicos no quarto, com predomínio do celular. Em relação à internet, 80,6% a possui em casa e 79,3%, no celular. A maioria declarou que divide o quarto de dormir com alguém e que a maior parte das pessoas que dividem o quarto com o adolescente faz uso de algum dispositivo de mídia eletrônica antes de dormir. Não foram encontradas diferenças significativas nos horários de deitar e acordar, no tempo na cama, na frequência de cochilos, nos níveis de sonolência ao acordar e durante o dia, na qualidade de sono, cronotipo e na irregularidade nos horários de deitar, acordar e tempo na cama entre os grupos em função da frequência de uso de mídia antes de dormir. Independente da frequência de uso de mídia, os estudantes deitaram mais cedo (F(1, 694) = 14,07, p < 0,05), acordaram mais cedo (F(4, 638) =53,97, p< 0,05), passaram menor tempo na cama (F(4, 638) = 53,97, p< 0,05), apresentaram maior nível de sonolência ao acordar (F(4, 638) = 53,97, p < 0,05) e a frequência de cochilos foi maior (G1: X2 = 17,64; p < 0,05; G2: X2 = 17,21; p < 0,05) nos dias de semana (dias letivos) do que nos dias de fim-de-semana (dias livres). A maior parte dos adolescentes relatou acordar com o auxílio do despertador (43,1%) durante a semana, e espontaneamente (70,8%) no fim de semana (X² = 155,68, p < 0,05). Independente do grupo, a maioria dos adolescentes apresentou má qualidade de sono. De forma geral, tendem à matutinidade e a baixos níveis de sonolência diurna. Os dados dos componentes da atenção da região suburbana e de todos os parâmetros da região urbana encontram-se em análise. Espera-se que os adolescentes da área urbana façam maior uso de mídias eletrônicas próximo ao horário de dormir, e por conseguinte, durmam mais tarde, apresentem menor tempo na cama nos dias de semana, maior sonolência diurna, pior qualidade de sono e pior desempenho no teste de atenção em relação aos da área suburbana.

Externa ao Programa - 058.817.894-23 - ALINE SILVA BELISIO - FACEX
Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interno - 2998660 - MARIO ANDRE LEOCADIO MIGUEL
Notícia cadastrada em: 13/06/2019 14:45