Banca de DEFESA: LARA GOMES DE SOUZA SILVEIRA

DISCENTE : LARA GOMES DE SOUZA SILVEIRA
DATA : 28/03/2019
LOCAL: Sala Sagui

Empatia e reconhecimento de emoções na infância

Infância; Percepção; Desenvolvimento emocional.

As emoções podem se constituir como um fator de melhoramento nas interações sociais. Expressar emoções traz uma carga informativa tanto para o indivíduo que as expressa, quanto para o indivíduo que as percebe e isso cria uma relação entre os mesmos, sendo essa a base da interação social. Para os seres humanos, a primeira relação emocional estabelecida ocorre entre o bebê e o seu cuidador principal. É nessa primeira relação que há o desenvolvimento do que chamamos de empatia, uma percepção emocional e comportamental diante das emoções do outro. A empatia é uma habilidade social que tem suas raízes intrincadas com vínculos emocionais e a capacidade de se relacionar com o outro. Assim sendo, uma base familiar inclusiva, afetiva e com pais autoritativos acabam por favorecer habilidades empáticas. O objetivo principal deste trabalho foi compreender o desenvolvimento da empatia e da percepção de emoções na infância. Essa pesquisa é composta por quatro artigos, sendo dois artigos teóricos e dois artigos empíricos. Os artigos teóricos abordaram os temas emoções e empatia e foram feitos a partir de pesquisa documental bibliográfica. Os artigos empíricos tiveram a sua coleta de dados realizada no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Para o estudo empírico sobre emoções contamos com uma amostra total de 153 participantes, distribuídos em três grupos etários (grupo 1: 5 e 6 anos, grupo 2: 7 e 8 anos e grupo 3: 9 e 10 anos), de ambos os sexos, estudantes de uma escola municipal e uma escola particular. A coleta foi realizada individualmente e as crianças realizaram um teste de percepção de emoções, realizado através de um computador, no qual foram apresentadas três imagens de indivíduos expressando cada uma das seis emoções básicas para que a emoção pudesse ser identificada. Para o artigo empírico de empatia, utilizamos dois questionários guiados com as crianças e um questionário foi enviado para que os pais respondessem em relação a empatia dos seus filhos (n = 306). Foi observado que a idade da criança influencia na capacidade de reconhecer emoções, diferentemente do sexo que, em crianças pertencentes à mesma faixa etária, não influencia na percepção de emoções. Os resultados nos mostraram que não há uma influência do sexo da criança na empatia em nenhum dos três grupos, porém, que a idade é um fator importante na habilidade empática das crianças. Foi observado, também, que os pais não conseguem perceber corretamente o quão empático são seus filhos. Nossos achados trazem uma maior compreensão acerca do papel do reconhecimento de emoções e da empatia ao longo da infância, assim como, o papel social que as duas habilidades – que estão intrinsecamente relacionadas – exercem na criança e em seu entorno.

Externa à Instituição - ADRIANE XAVIER ARTECHE - PUC - RS
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externa à Instituição - MONIQUE BEZERRA PAZ LEITÃO
Notícia cadastrada em: 20/03/2019 14:41