Banca de QUALIFICAÇÃO: UBALDO ENRIQUE RODRIGUEZ DE AVILA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : UBALDO ENRIQUE RODRIGUEZ DE AVILA
DATA : 09/10/2018
LOCAL: Sala do Prof. John Fontenele Araújo

Atenção Sustentada e a Aprendizagem em sala de aula: modulação da personalidade, emoção e cronotipo.

Variabilidade da frequência cardíaca; Atenção sustentada; Aprendizagem; Personalidade; Emoção; Cronotipo.

É uma preocupação constante de todas as instituições educacionais de todos os níveis compreender os mecanismos envolvidos nos processos de Ensino-Aprendizagem (Mokhtar-Noriega et al, 2016), principalmente nas interações psicobiológicas dos contextos aplicados. Entendendo que Atenção é um processo de resposta seletiva a um estímulo ou variedade de estímulos, crucial para uma aprendizagem efetiva. A presente pesquisa propõe que a atividade autonômica não desempenha um papel específico na aprendizagem; mas representa um estado fisiológico que garanti a eficiência dos processos cognitivos, da aprendizagem e também nas respostas emocionais. Assim, consideramos que a VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca) como uma medida da resposta autonômica, possa ser um indicador, que pode ser utilizada para avaliar de maneira objetiva, da atenção sustentada e indiretamente uma medida da eficiência do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo geral do estudo é: Testar a hipótese teórica de que a resposta autonômica medida pela VFC corresponde ao tempo de atenção sustentada durante o processo de aprendizagem nos estudantes em sala de aula e como esssa atenção pode ser modulada pela personalidade, a emoção e o cronotipo. Objetivos específicos: 1). Descrever Variabilidade da Frequência Cardíaca nos domínios de tempo, de frequência e índices não lineares do tempo de atenção sustentada durante uma aula em estudantes universitários. 2). Identificar a relação entre os domínios de tempo, de frequência e índices não lineares da Variabilidade da Frequência Cardíaca e a Personalidade, a Emoção e Cronotipo em estudantes universitários.

Externo ao Programa - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Externo à Instituição - RAPHAEL BENDER CHAGAS LEITE - UFRN
Notícia cadastrada em: 26/09/2018 14:03