Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA WANDERLEY PETRUCCI TOSCANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNA WANDERLEY PETRUCCI TOSCANO
DATA : 02/10/2018
LOCAL: Sala de aula do PPg em Psicobiologia

PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA E BULLYING NUMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA ESCOLA

bullying; escola; psicologia evolucionista; cooperação; intervenção cognitivo-comportamental

O bullying vem sendo estudado sistematicamente desde a década de 1990. Porém, os resultados ainda são insatisfatórios no sentido de reduzir sua ocorrência e seus prejuízos. Nesta última década, estudos na perspectiva evolucionista vêm sendo realizados visando ampliar esses resultados. Esta tese tem como objetivo geral investigar possíveis contribuições da Psicologia Evolucionista para a compreensão e o enfrentamento do bullying escolar. Para isso, foram realizados cinco estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, em que foram identificados 18 estudos revisados por pares nas bases de dados: PsycINFO, PUBMED, MEDLINE, Index Psi, SciELO, LILACS e PePSIC. No segundo estudo, realizaram-se os procedimentos de adaptação do Bullying Participant Behavior Questionnaire (BPPQ) assim como apresentaram-se as primeiras evidências de validade do seu uso em uma amostra de 478 adolescentes da cidade de Natal-RN. O terceiro estudo comparou características individuais e ambientais entre 653 adolescentes, categorizados em diferentes papéis no bullying. O quarto estudo avaliou a frequência de cooperação por meio de uma simulação adaptada do Jogo do Dilema do Prisioneiro entre 274 estudantes em diferentes papéis no bullying. Por fim, o quinto estudo objetivou desenvolver e aplicar uma intervenção cognitivo-comportamental para redução do bullying escolar utilizando uma compreensão evolucionista do fenômeno. Estão participando desta intervenção 30 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Natal-RN. Todos os estudos estão em fase de elaboração e discussão dos resultados, com exceção do último, cuja intervenção está em fase de implementação.

Interno - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externo ao Programa - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES