Banca de DEFESA: ALANE DE MEDEIROS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALANE DE MEDEIROS SILVA
DATA : 27/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PPg em Psicobiologia
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO CITOARQUITETÔNICA E MORFOQUANTITATIVA DOS NÚCLEOS TALÂMICOS DA LINHA MÉDIA E INTRALAMINARES E SUA POPULAÇÃO NEURONAL GLUTAMATÉRGICA EM MOCÓS (Kerodon rupestris)


PALAVRAS-CHAVES:

Glutamato; tálamo; núcleos da linha média; núcleos intralaminares; estereologia.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

O glutamato (Glu) é um neurotransmissor fundamental no processamento de funções sensoriais, desenvolvimento e manutenção de funções cognitivas. Dentre as regiões encefálicas em que pode ser encontrado, destaca-se o tálamo, estrutura diretamente envolvida com integração e modulação das entradas sensoriais da periferia ao córtex. Os núcleos da linha média/intralaminares (LM/IL) compõem porção significante do tálamo e apresentam influência global no funcionamento cortical. Com isso, objetivamos caracterizar a morfologia e estereologia dos núcleos LM e IL do tálamo do mocó (Kerodon rupestris), roedor típico do Nordeste Brasileiro, bem como aspectos morfológicos de sua população neuronal glutamatérgica, até então negligenciados. Utilizamos 6 mocós adultos jovens, cujos cérebros foram submetidos a técnica de Nissl e imuno-histoquímica para Glu. Obtivemos o volume referência (Vref) de LM e IL, os quais apresentaram diferença estatística entre si, sendo IL mais volumosos que LM. A densidade de volume (Vv)  de corpos neuronais reativos a Glu (IR-Glu) entre LM/IL não apresentou diferença estatística. Entretanto, nos núcleos IL predominaram maior Vv. O volume total de neurônios IR-Glu (VTot) entre LM/IL apresentaram IL estatisticamente mais volumosos que LM. Os corpos neuronais IR-Glu visualizados entre os núcleos LM se caracterizaram predominantemente arredondados e ovoides. Além disso, a área celular média foi estatisticamente menor nos núcleos LM quando comparada à IL. Assim, similar organização nuclear no LM/IL foi observada em comparação com outras espécies. Os dados morfométricos e estereológicos mostraram peculiaridades nos neurônios IR-Glu nesses núcleos. Em termos gerais, as diferenças na organização nuclear glutamérgica no tálamo podem estar relacionadas à diversidade de como a atividade talâmica influencia a função cortical entre as espécies. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLARISSA LOUREIRO CAMPÊLO BEZERRA - UEPB
Presidente - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Externo ao Programa - 1076490 - FERNANDO VAGNER LOBO LADD
Externo à Instituição - FRANCISCO GILBERTO OLIVEIRA - URCA
Interno - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH
Notícia cadastrada em: 30/07/2018 16:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao