Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA DE ALMEIDA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLARISSA DE ALMEIDA MOURA
DATA : 11/05/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPg em Psicobiologia

Estresse pré-natal: efeitos em longo prazo no comportamento e balanço dos metabólitos do triptofano pela via das quinureninas

Estresse pré-natal, transtornos psiquiátricos, quinurenina, ácido quinolínico, ácido quinurênico, modelo animal.

O estresse pré-natal (EPN) interfere diretamente na programação fetal, princípio pelo qual o ambiente endócrino e metabólico da mãe pode gerar consequências em longo prazo na prole adulta, incluindo déficit de aprendizagem, transtornos de ansiedade, depressão, autismo e esquizofrenia. Dentre as potenciais vias neuroquímicas afetadas pelo EPN, destaca-se a via das quinureninas, principal via de metabolismo do triptofano, que resulta na síntese de 5-HT e outros metabólitos ativos. Este estudo busca investigar as consequências comportamentais e neuroquímicas do estresse pré-natal, com ênfase no balanço dos metabólitos da via das quinureninas, em camundongos adultos expostos ao EPN. Na primeira etapa desse estudo, fêmeas grávidas de camundongos Swiss foram submetidas ao modelo de estresse por contenção associado com luz intensa três vezes por dia durante a última semana de gestação (dia 14-21). Ambos os sexos da prole adulta (2 meses) passaram por testes comportamentais, incluindo: tarefa de reconhecimento de objetos, labirinto em cruz, campo aberto, interação social, rota-rod e suspensão pela cauda. Outra parte da prole adulta, que não foi submetida à avaliação comportamental teve seus encéfalos e sangue coletados para posterior análise bioquímica. A segunda etapa desse estudo envolverá a realização testes neuroquímicos para avaliação dos metabólitos da via das quinureninas, que incluem o emprego das técnicas de PCR quantitativo, Western blot e quantificação dos metabólitos da quinurenina por HPLC - espectometria de massa. Os testes comportamentais revelaram que a prole adulta submetida ao EPN apresentou: (1) déficit mnemônico na tarefa de reconhecimento de objetos na prole de machos e fêmeas, (2) comportamento do tipo ansioso no teste de labirinto em cruz elevado na prole de machos, (3) comportamento do tipo ansiolítico no teste de labirinto em cruz elevado na prole de fêmeas, (4) menor interação social na prole fêmea. Em síntese, o modelo de EPN utilizado nesse estudo resultou alterações comportamentais sexo-dependente na prole adulta de camundongos, sugerindo perfil associado na literatura com transtornos de ansiedade na prole de machos e transtorno no espectro do autismo e esquizofrenia na prole de fêmeas. Espera-se relacionar os achados comportamentais com as alterações no balanço neuroquímico passíveis de detecção através das análises moleculares.

Presidente - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Interno - 2190521 - HINDIAEL AERAF BELCHIOR