Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLE SILVA PEREIRA

DISCENTE : EMANUELLE SILVA PEREIRA
DATA : 09/03/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPg em Psicobiologia

Relação entre o nível de conhecimento sobre o sono e os hábitos e qualidade de sono e desempenho cognitivo matutino de adolescentes universitários

Universitários, hábitos de sono, qualidade de sono, nível de conhecimento sobre o sono, memória operacional.

O atraso de fase observado na adolescência tende a persistir após o ingresso dos jovens na universidade, devido, dentre outros fatores, ao aumento da demanda acadêmica, já no início da graduação. Muitos estudantes, por isto, passam a fazer uso de substâncias lícitas e ilícitas para minimizar os efeitos da sonolência diurna, gerada pela privação parcial crônica de sono produzida na semana letiva. Esse comportamento pode então, modificar os padrões de hábito e a qualidade de sono, ocasionando, por sua vez, prejuízos na memória operacional daqueles que estudam pela manhã. Dada a importância desta memória para a aquisição da aprendizagem, e a do conhecimento para a tomada de decisões, o presente estudo propõe investigar a relação entre o nível de conhecimento sobre o sono e os hábitos e qualidade de sono, e a memória operacional matutina de jovens universitários do primeiro semestre. Para caracterizar os hábitos e a qualidade de sono, os participantes responderão aos questionários: “A Saúde e o Sono”, “Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh”, “Questionário de Matutinidade-Vespertinidade de Horne & Östberg” (cronotipo) e o “Dário de Sono” como medidas subjetivas; e usarão um actímetro como medida objetiva durante 10 dias, juntamente com o Diário de Sono. A memória operacional será medida através de uma tarefa que avalia o componente fonológico (Sternberg, 1969). A coleta de dados será executada apenas com graduandos que ingressarem na universidade em 2018.1 e 2018.2, sendo o teste de desempenho cognitivo programado para acontecer a partir das 7 horas da manhã, horário de início das aulas da UFRN.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interno - 2998660 - MARIO ANDRE LEOCADIO MIGUEL