RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E HÁBITOS DE SONO EM PROFESSORES DE LICENCIATURAS QUE ABORDAM TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE NO ENSINO BÁSICO.
Educação sobre o sono; Higiene do sono; Qualidade de sono; Sonolência diurna; Professores universitários.
Fatores comportamentais afetam a regulação do ciclo sono e vigília (CSV). Entre os hábitos que prejudicam o CSV estão: a irregularidade nos horários de dormir e despertar, o uso da cama para outros fins, a prática de atividades física de alta intensidade e o consumo de bebidas energéticas e de refeições mais pesadas próximo da hora de ir para cama. Estudos com professores demonstraram que a falta de conhecimento sobre o sono e dessas medidas relaciona-se com a adoção de práticas inadequadas, e má qualidade de sono. Sendo os professores fundamentais na disseminação do conhecimento e formação de novos profissionais, inclusive de novos docentes e diante da importância do sono para uma boa qualidade de vida já a partir da infância, este estudo objetiva caracterizar o conhecimento e os hábitos de sono em professores de licenciaturas que abordam temas relacionados à saúde no ensino básico, em uma instituição pública de ensino superior. Para isso serão aplicados a uma amostra de 200 participantes os questionários: “A Saúde e o Sono”, que caracteriza os hábitos e o conhecimento sobre o sono; o Índice de qualidade do sono de Pittsburg.que avalia a qualidade de sono; o questionário de Horne & Ostberg que identifica o cronótipo e a Escala de Sonolência de Epworth que analisa a sonolência diurna. Além disso, durante 10 dias os participantes farão uso de actímetro e preencherão o Diário do sono e o Protocolo diário de atividades. Os parâmetros serão analisados em função do conhecimento e dos cursos de licenciatura.