Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA BEZERRA DOS SANTOS

DISCENTE : DANIELLA BEZERRA DOS SANTOS
DATA : 06/03/2017
LOCAL: Sala de Aula da Psicobiologia

A EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA ALTERA AS CARACTERÍSTICAS BUSCADAS EM UM PARCEIRO ROMÂNTICO?

Escolha de parceiro, Autopercepção, Fenômeno Michelângelo, Autoeficácia, Self-expansion.

Essencialmente sociável, o ser humano procura estabelecer relacionamentos ao longo da vida. As relações interpessoais possuem potenciais benefícios, em que ambos os participantes da parceria devem possuir características que ofereçam vantagens ao parceiro, configurando ganho advindo da relação e, portanto, justificando o custo investido na interação. Essa relação é a base da Teoria das Trocas Sociais e é nesse contexto que formamos nossas redes sociais. Dentre nossas relações interpessoais, encontram-se os relacionamentos amorosos e estabelecimento de casais que, assim como todas as interações, também são pautados em trocas sociais, existindo custos e benefícios. Além da tendência a estabelecer interações sociais, parcerias, os humanos possuem ainda o impulso natural de procurar desenvolvimento pessoal, buscando novos conhecimentos e oportunidades de se tornarem melhores versões de si próprios. Com frequência, indivíduos alcançam esse crescimento pessoal através de relacionamentos de maior intimidade. Como o estabelecimento de um relacionamento pode influenciar no crescimento pessoal de um indivíduo, isso pode interferir no momento da escolha de um parceiro romântico, uma vez que, uma determinada pessoa pode oferecer maiores oportunidades de crescimento, aprendizado, exposição a novas experiências do que outra, essa convivência apresentaria uma potencial vantagem na busca por desenvolvimento pessoal. A aproximação de um indivíduo do seu “eu ideal” através da sua interação com o parceiro(a) pode ser melhor compreendida através da compreensão de constructos como Teoria da Autoexpansão (Self-expansion Theory) e o Fenômeno de Michelangelo que versam sobre o quanto a presença do outro pode otimizar seu crescimento pessoal e ser uma grande fonte de apoio e inspiração para se alcançar objetivos almejados. Dessa forma, pensando no ambiente universitário, celeiro da formação para enfrentamento do mercado profissional competitivo, que busca cada vez mais qualificação, o presente trabalho se propõe a investigar se a população universitária (em etapa de transição e busca por desenvolvimento pessoal) busca parceira romântica com pessoas que compartilhem de similaridades quanto a seus objetivos de vida. Para tanto, utilizaremos o constructo conhecido como Autoeficácia (AE) para avaliar a percepção dos universitários quanto às suas capacidades e preparo atual, interligando essa autoavaliação (que pode configurar uma qualidade ou falha do indivíduo) à características buscadas em parceiros(as) românticos.

Interno - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES