Banca de DEFESA: LAURA CAROLINA AHUMADA HERNÁNDEZ

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LAURA CAROLINA AHUMADA HERNÁNDEZ
DATA: 24/05/2016
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Efeito da estimulação emocional sobre o processamento sensorial auditivo

As emoções influenciam no comportamento, contribuindo para a adaptação ao ambiente, e modulando os processos cognitivos como a percepção, a atenção e a memória. As imagens com conteúdo emocional afetam o potencial evocado visual, provocando aumento nas amplitudes dos componentes precoces. Porém, ainda não é claro como o conteúdo emocional associado a uma determinada via sensorial pode afetar o processamento de outras modalidades sensoriais. O objetivo deste estudo é avaliar como as imagens com conteúdo emocional influenciam o processamento sensorial auditivo, através do potencial evocado auditivo de um som inócuo. Para isso, foi registrado o potencial evocado auditivo em 36 estudantes universitários durante a apresentação de blocos de imagens negativas, blocos de imagens positivas, blocos de imagens neutras ou uma tela em branco. Analisamos a potência das bandas de frequência teta e alfa, os escores de valência e alerta das imagens e a variabilidade da frequência cardíaca. As imagens negativas, positivas e neutras tiveram os escores de valência e alerta esperado para esses tipos de imagens, mas esses resultados diferiram dos escores da padronização realizada para o Brasil. Já na variabilidade da frequência cardíaca, foi observada uma desaceleração do ritmo cardíaco durante a apresentação das imagens negativas e positivas. Quanto ao potencial evocado auditivo, não encontramos um efeito da emoção. Contudo, foi encontrada uma diminuição da amplitude do potencial evocado durante a apresentação das imagens, independentemente da sua valência. As análises das bandas de frequências mostraram um aumento da potência de teta e alfa no hemisfério esquerdo inicialmente durante as quatro condições. Em um segundo momento foi observada uma sincronização dessas bandas durante a apresentação das imagens emocionais no hemisfério direito. Por último, foi observada uma dessincronização da banda teta no hemisfério direito na condição de imagens negativas. Os resultados da avaliação das imagens e a variabilidade da frequência verificam que as imagens do IAPS são um bom método para induzir e avaliar emoções. Contudo, é importante  fazer uma melhor padronização para todo o Brasil. A resposta do potencial evocado indica uma divisão da orientação da atenção entre as duas fontes de estimulação. Por fim, o incremento da potência de teta e alfa principalmente no hemisfério direito, evidência a importância do hemisfério direito no processamento de informação sensorial.

PALAVRAS-CHAVE:

Emoção; processamento sensorial; potencial evocado auditivo; bandas de frequência, resposta autonômica.

ÁREA: Psicologia

Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO