Banca de DEFESA: THAMIRES CASAGRANDE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMIRES CASAGRANDE
DATA: 07/04/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves
TÍTULO:

Ritmo de Atividade Vocal de Machos de Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – BA, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Baleia Jubarte, Bioacústica, Ritmo Biológico, Ruído Antropogênico.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Comparativa
ESPECIALIDADE: Estudos Naturalísticos do Comportamento Animal
RESUMO:

A existência de um padrão repetitivo periódico de atividade vocal de baleias jubarte ao longo da temporada reprodutiva pode apoiar a hipótese da existência de um ritmo biológico endógeno, ou ainda, elucidar como os zeitgebers bióticos ou abióticos poderiam modular a expressão do comportamento vocal desses animais, que é tão importante para o sucesso reprodutivo dos indivíduos e manutenção do tamanho e da saúde da população. Muitos estudos sobre atividade vocal de baleias jubarte tem investigado as alterações no padrão temporal e geográfico das canções dos machos. Tal conhecimento pode contribuir para o manejo, elucidando como a expressão comportamental pode ser modulada sob a ação dos fatores externos sobre o meio em que indivíduo esteja inserido. Este conhecimento fornece, juntamente com outras informações sobre a história de vida, biologia e ecologia da espécie, subsídios para a elaboração de medidas de conservação que sejam mais bem-sucedidas. O objetivo desse trabalho foi verificar a existência de ritmo na ocorrência de displays vocais de machos de baleia jubarte no entorno do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e se a presença de ruído de barco afeta a atividade vocal. Para isso, foram utilizados dados acústicos anteriormente coletados no entorno do parque durante os anos de 2003, 2004 e 2005. Em 2005 o esforço foi dividido entre uma área tratamento, similar aos anos anteriores e onde passam barcos de turismo frequentemente e uma área controle com pouco tráfego de barcos. As gravações foram visual e auralmente inspecionadas através da ferramenta para MATLAB, XBAT, a cada 2 minutos e categorizadas como: presença ou ausência de vocalizações de baleias jubarte e também de ruídos de embarcações. Foram realizadas análises espectrais, cosinor e teste de correlação através de uma rotina elaborada em MATLAB. Nossos resultados mostram a existência de um padrão de atividade vocal para todos os anos mas ausente na área controle em 2005. Uma maior atividade vocal foi observada entre os horários de 15:00 da tarde e 10:00 da manhã. Porém o mesmo padrão não pôde ser observado para todos os meses amostrados da área controle de 2005, na qual o tráfego de embarcações era bem reduzido. Quando analisado o padrão temporal das embarcações, o maior número de ruídos se encontravam entre as 10:00 e 15:00 revelando uma correlação negativa entre o ruído de embarcações e a atividade vocal. O que pode sinalizar que devido ao ruído dos motores das embarcações mascarar energeticamente os sinais vocais baleias jubarte em resposta evitam vocalizar em horários de maior intensidade sonora, organizando-se temporalmente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTUR ANDRIOLO - UFJF
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Presidente - 1863735 - RENATA SANTORO DE SOUSA LIMA MOBLEY
Externo ao Programa - 1672446 - SIMONE ALMEIDA GAVILAN LEANDRO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 28/03/2016 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao