Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA ALBUQUERQUE AGUIAR

DISCENTE: JÚLIA ALBUQUERQUE AGUIAR
DATA: 30/03/2016
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Avaliação do efeito da terapia hormonal na cognição e estados de humor de pacientes perimenopáusicas atendidas no Ambulatório de Climatério da Maternidade Escola Januário Cicco, Natal-RN

Hormônios sexuais, cognição, climatério, estados de humor.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

O aumento da expectativa de vida tem proporcionado amulheres em todo o mundo viver cerca de metade de suas vidas adultas após a menopausa, com deficiência de estrógenos. A privação hormonal evidenciada a partir desse período de vida traz consigo um grande número de consequências para essas mulheres, incluindo déficit cognitivo, mudanças nos estados de humor, incluindo depressão e ansiedade, redução de qualidade do sono e sintomas característicos tais como ondas de calor, rubor facial entre outros. A terapia hormonal durante a perimenopausa é reconhecidamente benéfica para controle dos estados de humor. Entretanto, pesquisas com relação aos benefícios cognitivos advindos desta terapia têm apresentado resultados bastante divergentes. Portanto, esta pesquisa propõe-se a investigar a influência da terapia de reposição hormonal sobre o desempenho cognitivo em testes de memória, os estados de humor e a qualidade do sono de mulheres perimenopáusicas que frequentam o ambulatório de climatério da Maternidade Escola Januário Cicco. Cento e cinquenta e oito mulheres serão divididas em dois grupos, sendo um com 79 mulheres que farão uso da terapia de reposição hormonal utilizando o 17-β-estradiol (0,5mg) isoladamente (em pacientes histerectomizadas), ou em associação com progesterona micromizada (100 mg) em pacientes com útero, e o outro com 79 mulheres no grupo controle. Serão aplicados testes cognitivos referentes à memória verbal e função executiva para aferir estas funções cognitivas, além de incluir o registro a partir de uma escala da análise da própria participante acerca de seu desempenho cognitivo. Serão também aplicados os questionários de depressão de Beck, IDATE (ansiedade traço e estado) e o questionário de Pittsburgh para aferição da qualidade do sono. A análise estatística será realizada com ANOVA de medidas repetidas e teste T de amostras independentes e para resultados estatisticamente significativos o valor de P ≤ 0,05 será considerado.

Presidente - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Externo à Instituição - MONICA CAROLINA MIRANDA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 16/03/2016 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao