Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO CARLOS NASCIMENTO DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO CARLOS NASCIMENTO DE ALENCAR
DATA: 28/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Toca que o cérebro também dança: a sincronização de oscilações atencionais e neurais à estímulos externos melhora o processamento cognitivo?


PALAVRAS-CHAVES:

Funções executivas; ritmos ultradianos; acoplamento fase-amplitude; córtex pré-frontal.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Sequências de estímulos rítmicos apresentados na faixa 125-2000 ms (0.3-8Hz) podem ter efeitos importantes sobre a percepção, motricidade e a cognição. A Dynamic Attending Theory é uma teoria que pressupõe a existência de oscilações atencionais flexíveis à sincronização com eventos ambientais rítmicos, fenômeno denominado arrastamento. Ao mesmo tempo, são conhecidas as diversas oscilações cerebrais, passíveis de captação pela eletroencefalografia. As evidências acumuladas apontam os ritmos cerebrais rápidos (>30Hz) como os principais envolvidos nos mecanismos atencionais, assim sendo, é difícil pensar que haja arrastamento dessas ondas à estímulos rítmicos citados. Portanto, o que explica nossa capacidade de sincronizar a estímulos ambientais rítmicos, esperar seu aparecimento e assim responder melhor à eles? Sendo as funções executivas, sediadas no lobo frontal, extremamente importantes para realização de nossas tarefas cotidianas, o objetivo deste estudo é caracterizar comportal e eletrofisiologicamente o efeito do arrastamento de oscilações atencionais e eletrofisiológicas (~2Hz) sobre o funcionamento executivo. A amostra (n=24) foi calculada a partir do software G*Power 3.1. Os participantes deverão realizar uma tarefa de sincronização, e, a seguir, uma tarefa de processamento executivo (soma de dígitos), em intervalos de tempo controlados, com ou sem a presença de pulsos sonoros isocrônicos. Nossa hipótese é que o arrastamento das oscilações atencionais previstas pela DAT melhoram o processamento executivo. Esperamos evidenciar o acoplamento fase-amplitude das ondas delta (0.3-4Hz) a gama (>30Hz) como substrato neurofisiológico da expectância ao estímulo. Esperamos avançar na compreensão de como o sistema nervoso lida com sequências de estímulos e planeja respostas visando um objetivo específico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BERNARDINO FERNÁNDEZ CALVO - UFPB
Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 16/03/2016 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao