Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID ARAUJO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID ARAUJO DE MEDEIROS
DATA: 06/11/2015
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de aula da pós-graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

DIVISÃO DE TAREFAS EM COLÔNIAS DE Dinoponera quadriceps SANTSCHI (HYMENOPTERA, FORMICIDAE, PONERINAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Formigas, Divisão de Trabalho, Polietismo Temporal, Alocação de Tarefas, Ponerinae, Sem Rainhas, Inatividade, Flexibilidade Comportamental, Nutrição.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Em insetos sociais, a divisão de trabalho é uma característica marcante, sendo apontada como a chave para o sucesso ecológico desse grupo de insetos. Esse processo envolve uma grande questão: como operárias, cognitivamente simples, podem coordenar eficientemente o desempenho de tarefas que ocorrem em paralelo com outras operárias ou grupo de operárias¿ Buscando contribuir na elucidação dessa questão, examinamos a distribuição de tarefas em colônias da formiga Dinoponera quadriceps. O estudo foi realizado no Laboratório de Biologia Comportamental na UFRN. Em todas as observações e experimentos, as formigas foram marcadas, individualmente, com uma etiqueta alfanumérica colada no tórax. Para todos os experimentos o método de observação utilizado foi o focal instantâneo (Altmann 1974), com registros a cada quinze minutos para cada indivíduo. Para testar a influencia da idade, na primeira parte do estudo, observamos três vezes por semana, quatro colônias ao longo de oito meses (semanas não contínuas) com duas horas por dia de observação para cada colônia. Encontramos que indivíduos jovens realizam mais tarefas dentro do ninho e tem como tarefa principal o cuidado com imaturos, mesmo assim, D. quadriceps não atende ao modelo de polietismo temporal. Na segunda parte, investigamos se as operárias eram comportalmentamente flexíveis, sendo capazes de responder eficientemente diante de uma situação de estresse.  Para isso, utilizamos três colônias em duas condições: (1) as forrageadoras eram removidas e (2) as cuidadoras eram removidas. Cada condição teve duração de nove dias, com duas horas de observação por dia para cada colônia. Como resultado, para suprir a demanda da colônia, as operárias foram capazes de realocar-se para as tarefas que a colônia estava necessitando, cuidado e forrageio. Na terceira e última parte do estudo, testamos a influencia do fator peso corporal. Durante cinco meses seguidos quatro colônias foram observadas uma vez ao mês por um período de uma hora. No dia seguinte a cada observação, todas as operárias eram removidas do ninho e pesadas. Nossos dados mostraram que o peso dos indivíduos que permanecem engajados em atividades internas ao ninho é maior, ou seja, são mais pesados quando comparadas com aqueles indivíduos que realizam tarefas externas ao ninho (forrageio).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149552 - ARRILTON ARAUJO DE SOUZA
Interno - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Interno - 350638 - MARIA DE FATIMA ARRUDA DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 03/11/2015 14:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao