Banca de DEFESA: JANAINA SIQUEIRA BORDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA SIQUEIRA BORDA
DATA: 26/08/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves
TÍTULO:

Mapeamento das projeções retinianas para o sistema óptico acessório, colículo superior e complexo pré-tectal do sagui (Callithrix jacchus).


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema motor visual, CTb, Callithrix jacchus, botões sinápticos.


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
RESUMO:

O sistema óptico acessório, o Complexo pré-tectal, e o colículo superior são importantes centros de controle de uma variedade de movimentos oculares, sendo extremamente necessários para a formação de imagem, consequentemente para a percepção visual. O sistema óptico acessório é constituído pelos núcleos: núcleo terminal dorsal, núcleo terminal lateral, núcleo terminal medial e núcleo intersticial do fascículo superior posterior. Do ponto de vista funcional eles contribuem para a estabilização da imagem, participando da atividade visuomotora onde todas as células do sistema respondem a movimentos lentos dos olhos e a estímulos visuais, o que é importante para o próprio funcionamento dos outros sistemas visuais. O complexo pré-tectal compreende um conjunto de núcleos situados na transição mesodiencefálica, são eles: núcleo pré-tectal anterior, núcleo pré-tectal posterior, núcleo pré-tectal medial, núcleo pré-tectal olivar e o núcleo do trato óptico, sendo todos recipientes de projeção retiniana e funcionalmente estão relacionados com a via do reflexo pupilar a luz e o nistagmo optocinético. O colículo superior  é uma importante estação visual subcortical formado por camadas e, apresenta um papel funcional importante no controle dos movimentos dos olhos e da cabeça em resposta a estímulos multissensoriais. Nosso objetivo foi fazer um mapeamento das projeções retinianas que incidem sobre o sistema óptico acessório, os núcleos do complexo pré-tectal e os do colículo superior, buscando principalmente, no caso do complexo pré-tectal, uma melhor delimitação dessas estruturas, por meio do rastreamento anterógrado com a subunidade B da toxina colérica (CTb)  seguido de técnica imunoistoquímica e, caracterizar (medir área e diâmetro) os botões sinápticos presentes nas fibras/terminais dos núcleos do complexo pré-tectal. Em nossos resultados o sistema óptico acessório, incluindo uma região que parece ser o núcleo terminal medial, e o colículo superior apresentaram-se fortemente marcados por fibras/terminais imunorreativos a CTb, bem como o complexo pré-tectal nos núcleos: núcleo trato óptico, núcleo pré-tectal olivar, núcleo pré-tectal anterior e núcleo pré-tectal posterior. De acordo com a caracterização dos botões foi possível fazer uma melhor delimitação desses núcleos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCISCO GILBERTO OLIVEIRA - URCA
Presidente - 2351800 - JEFERSON DE SOUZA CAVALCANTE
Externo à Instituição - JOSÉ RODOLFO LOPES DE PAIVA CAVALCANTI - UERN
Externo ao Programa - 3550124 - JUDNEY CLEY CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 07/08/2015 17:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao