Banca de QUALIFICAÇÃO: GALILEU RODRIGUES BORGES

DISCENTE: GALILEU RODRIGUES BORGES
DATA: 26/11/2014
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Caracterização dos hábitos de sono, sonolência diurna e qualidade do sono em professores universitários

Hábitos de Sono, qualidade de Sono, sonolência diurna, conhecimento sobre o sono, magistério superior, áreas de atuação profissional.

ÁREA: Psicologia

O estilo de vida moderno tem alterado a expressão do Ciclo Sono/Vigília (CSV) em trabalhadores. Indivíduos submetidos ao trabalho em turno ou a extensas jornadas de trabalho apresentam de forma geral, uma redução nas horas de sono, uma piora na qualidade do sono e um aumento da sonolência diurna. Essas são algumas das características encontradas no sono de professores do ensino fundamental e médio. Professores do magistério superior vinculados à rede federal de ensino apresentam uma elevada jornada de trabalho relacionada às atividades complementares da docência, tais como: projetos de pesquisa e extensão, e funções administrativas. Estas demandas em conjunto com os aspectos sociais do cotidiano do professor podem estar modificando o padrão de sono e prejudicando a produtividade acadêmica. Além disso, a qualidade e a duração do sono de professores podem ser influenciadas por fatores culturais, tais como, o conhecimento, as crenças e os valores sobre os hábitos de sono, por exemplo, o que o indivíduo entende sobre a importância do sono pode influenciar o que ele faz para ter um sono de qualidade. Muitos desses hábitos sobre o sono estão de acordo com informações divulgadas em revistas, jornais, televisão e internet, o que pode estar influenciando de forma negativa os hábitos de sono de professores. Porém, docentes com áreas de atuação profissional relacionadas às Ciências Biológicas e Saúde, que tem disciplinas de fisiologia humana em sua formação, podem ter mais conhecimentos e preocupações sobre essa questão do que professores de áreas distintas, tais como humanística e tecnológica, o que pode contribuir para o desenvolvimento de hábitos diferentes de sono. Além desses aspectos, os hábitos e conhecimentos sobre o sono são influenciados por características individuais tais como o sexo, idade e o cronotipo. Portanto, o objetivo desse projeto é caracterizar os hábitos e qualidade de sono, e sonolência diurna de professores de uma instituição pública federal de ensino superior nas áreas Biomédica e Tecnológica. Estes parâmetros serão avaliados através do preenchimento dos questionários: 1. Sono e Saúde, que registra o conhecimento e os hábitos gerais de trabalho e sono dos professores, 2. Índice de qualidade do sono de Pittsburg, que avalia a qualidade do sono, 3. Escala de Sonolência de Epworth, que acessa o nível de sonolência diurna, e 4. Questionário de Horne e Ostberg (HO) para determinar o cronotipo. Somado a estes questionários o Diário de sono será preenchido por 10 dias para acessar os horários de deitar e levantar, o tempo na cama, e a ocorrência e duração dos cochilos diurnos. Estes parâmetros serão analisados em função da carga horária, dos horários de trabalho, do sexo, idade, cronotipo e área de atuação profissional.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 2998660 - MARIO ANDRE LEOCADIO MIGUEL